Início » Eleição em cidade de MG fica empatada; saiba como vencedor foi definido

Eleição em cidade de MG fica empatada; saiba como vencedor foi definido

0 comentários

Na cidade de Inhaúma, interior de Minas Gerais, o improvável aconteceu nas Eleições municipais deste domingo (6): os únicos dois candidatos a prefeito empataram com o mesmo número de votos. Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade) receberam 2.434 votos cada.

O candidato Zula (Republicanos) foi eleito prefeito de Inhaúma (MG) – cidade localizada a cerca de 90 quilômetros de Belo Horizonte (MG) – após a apuração de 100% das urnas constatar um empate com o seu adversário Carlos Juvenil Gomes, conhecido como Carlinhos (Solidariedade). Os dois receberam exatamente a mesma quantidade de votos nas eleições municipais de 2024, que ocorreram neste domingo, 6.
De acordo com o censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Inhaúma possui 6.239 habitantes, portanto, menos do que o necessário para que houvesse um segundo turno. A nova votação só ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores.


Após a apuração das urnas, foi constatado que Zula e Carlinhos receberam 2.434 votos. O pleito teve uma abstenção de 12,96%, 1,41% de votos brancos e 1,83% de nulos.
A escolha não foi para segundo turno. Nestes casos, de acordo com o artigo 110 do Código Eleitoral, a idade é o critério de desempate e como Zula é o mais velho, com 62 anos, ele foi eleito o prefeito da cidade, enquanto Carlinhos tem 46.
A cidade de Inhaúma, que possui 6.239 habitantes, ainda teve 92 votos anulados e 71 em branco, além de 749 abstenções.

Fonte: O Dia /foto: divulgaçao

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital