Karine Bastos, que concorre á uma vaga de assistente administrativo, relata que há uma grande expectativa em fazer uma boa prova, porém sabe da enorme concorrência que enfrenta referente ao número de vagas divididas percentualmente por candidatos. Quanto ao salário de R$ 1.400,00 em média, ela acredita que é o que menos importa, pois entende que o concurso é uma bela porta de entrada para ser funcionária pública efetivada/concursada e depois galgar voos mais altos.
Para Andréia Santos, o concurso é sim uma oportunidade de efetivação no funcionalismo público, porém está consciente sobre concorrência e entende que quem se preparou mais certamente fara uma boa prova. “ Todo concurso é assim, importante que as oportunidades possam surgir e assim vamos estudando mais, se preparando mais. Estou acreditando e vou colocar em prova tudo que estudei, relatou.
A disputa por uma das 567 vagas ofertadas no concurso público da Prefeitura de Feira de Santana promete ser acirrada. Com um total de 52.433 inscritos, o certame organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) terá suas provas aplicadas neste domingo (20).
A demanda por vagas na administração municipal superou todas as expectativas. Os cargos mais concorridos são Agente de Combate a Endemias (11.326 inscritos), Professor – Pedagogia (7.961 inscritos) e Assistente Administrativo (5.830 inscritos).
Diferentes turnos
Para atender a grande quantidade de inscritos, as provas serão aplicadas em diferentes turnos. Os candidatos de nível superior farão as provas pela manhã, enquanto os de níveis médio e técnico farão à tarde. Devido à falta de locais adequados em Feira de Santana, parte das provas também será realizada em Salvador, sendo que os candidatos deverão arcar com as despesas de deslocamento.
Os locais de prova com maior número de candidatos alocados são o Instituto Educacional Gastão Guimarães (2.367), a Unifan (1.325) e o Colégio Estadual Carolina Maria de Jesus (1.946).
Concurso histórico para o município
A última vez que o município realizou um concurso público para cargos em geral foi em 2011. A grande procura por este novo certame demonstra a necessidade de renovação do quadro de funcionários da Prefeitura e a busca por oportunidades de emprego em um momento de instabilidade econômica.
Os candidatos devem ficar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões, bem como aos materiais permitidos e proibidos durante a prova. O resultado final do concurso será divulgado no site do IBFC. Todas as informações devem ser consultadas no endereço eletrônico: www.ibfc.org.br .
Transporte: Prefeitura de Feira reforça a mobilidade urbana
Vinte e três ônibus extras reforçam a mobilidade urbana neste domingo (20) para facilitar o deslocamento dos candidatos que disputam as 567 vagas do concurso público oferecido pela Prefeitura de Feira.
A informação é da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Desta forma, das 7h às 17h, os passageiros terão atendimento garantindo em 16 linhas que servirão aos locais de realização das provas, a exemplo da UNEF, UFRB, IFBA e UNEX.
O secretário da pasta, Sérgio Carneiro, afirma que o planejamento da operação de mobilidade da Semob está definido. “Precisamos dar tranquilidade e segurança aos candidatos até chegarem aos locais de prova do concurso”.
Fiscais do órgão municipal ficarão em plantão para prestar orientações a usuários nos terminais de transbordo, estações das linhas BRT 1/BRT 2, e em pontos de ônibus com maior fluxo.
CITTAMOBI
O passageiro pode utilizar o Cittamobi, maior aplicativo de mobilidade urbana do Brasil, para acompanhar os horários de ônibus, rotas alternativas e alertas sobre desvios e interrupções.
Além do aplicativo de navegação padrão, o app oferece o Cittamobi Acessibilidade, ferramenta inovadora que oferta segurança e autonomia a usuários com deficiência visual.
APP KIM
Por meio do aplicativo KIM, o usuário escolhe a melhor forma de pagar a tarifa ou realizar recargas por QR Code, PIX, cartão de crédito ou débito, boleto ou transferência bancária.
Através do app é possível acompanhar de forma 100% digital previsões de parada e horário dos ônibus de preferência, local de embarque mais próximo ou “favoritar” linhas.
Fonte: Da Redação/secom