Nova carta geográfica permite mais avanços nas obras do Aeroporto de Feira

Divulgação

A ampliação da pista para 1,8 km deve ser iniciada no próximo mês de dezembro

A homologação da nova carta geográfica é ponto de partida para ações como a ampliação da pista atual e a construção de uma segunda pista no Aeroporto Governador João Durval Carneiro em Feira de Santana. No último mês de setembro, o Governo do Estado apresentou uma série de investimentos no entreposto que futuramente passará a operar com voos de grande porte, como os do Boeing 737, com capacidade para até 200 passageiros.

Antônio Walter, gestor da concessionária do Aeroporto de Feira de Santana (AFS), destacou a importância desse projeto. “Temos feito um árduo trabalho de bastidores para viabilizar a maior quantidade possível de ações a cerca do aeroporto e a ampliação da pista atual de 1,4 para 1,8 km é a nossa prioridade, além de recuperar e reforçar toda a pista existente. Não é só ampliação, vamos fresar a pista e subir duas camadas de concreto asfáltico para aumentar o PCN, que é a capacidade do aeroporto para absorver aviões maiores”, informou.

A expectativa é que as obras de ampliação da pista comecem ainda em 2024, no mês de dezembro. “A conclusão desta obra deve acontecer em maio de 2025, sendo essencial para a concretização do entreposto, incialmente com a questão do transporte de cargas e posteriormente o transporte de passageiros. A localização estratégica favorece e muito para estes avanços”, disse o gestor. “O aeroporto de Feira de Santana tem uma tendência grande pelo porte de carga, porque Feira é um entroncamento, considerado o maior do nordeste brasileiro”, comentou.

Concluída a ampliação da pista Antônio Walter disse que o próximo passo é  a construção de uma segunda pista de 2,2 km. “Vamos pleitear isso junto ao Ministério dos Portos e Aeroportos e paralelo a isso, estamos trabalhando para que aconteça um grande encontro com os representantes das empresas de aviação para que aconteça a viabilização de voos comerciais incialmente para São Paulo e depois para outros centros importantes como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte dentre outros, mas por hora vamos nos concentrar nos passos próximos que é justamente as obras de ampliação da pista atual”, destacou o dirigente.

Related posts

CRÔNICA da SEMANA por DOM ITAMAR VIAN

Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito José Ronaldo se reúnem para tratar da Micareta de Feira de Santana

“Precisamos transformar a Micareta em um evento que gere renda”, afirma presidente do SICOMÉRCIO de Feira