A Comissão de Transição Democrática de Mandato começa a trabalhar hoje no sentido de realizar a passagem entre o atual mandato do prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho e a futura gestão do prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho, que será empossado no dia 1º de janeiro de 2025. Até o próximo dia 31 de dezembro o grupo formado por pessoas indicadas pelos gestores deverá concluir os trabalhos.
Indicado pelo prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho, o médico Rodrigo Matos, atualmente provedor da Santa Casa de Misericórdia, terá a função de coordenar as atividades, que na realidade já foram iniciadas. “Tivemos um primeiro encontro com o prefeito José Ronaldo, onde serviu mais como forma de apresentação dos membros do grupo indicado por ele. Agora vamos nos unir ao restante da equipe indicada pelo prefeito Colbert Filho e começarmos o trabalho”, explicou. “O objetivo é justamente tomarmos ciência de como está o Município em todos os setores para que de posse das informações, o novo prefeito tenha a tranquilidade de iniciar o seu governo sabendo os caminhos que vai percorrer, as decisões e ações a serem adotadas, a partir da sua posse”, complementou.

Matos (foto) disse ainda que as atividades devem ser feitas de forma paralela à continuidade dos serviços públicos. “A cidade não para, ou seja, os serviços prosseguem e na verdade a comissão tem que trabalhar sem atrapalhar os processos, porém ao mesmo tempo, precisamos fazer o levantamento da situação de todas as áreas”, afirmou.
A criação da comissão atende ao que está estabelecido no Decreto Nº 13.646, que dispõe sobre a formação do grupo responsável por coordenar os trabalhos de transição. “A formação desse grupo visa garantir que a equipe de governo eleita tenha acesso a informações fundamentais sobre contas públicas, contratos, programas, convênios, inventário de bens e demais dados administrativos essenciais”, detalhou Rodrigo Matos.
O dirigente reconhece que o prazo é curto, mas tem a expectativa de que as atividades da comissão aconteçam de uma maneira coesa, em maiores dificuldades. “Independente das indicações, o grupo é composto por pessoas de um profundo conhecimento técnico de áreas como a Saúde, Educação, Fazenda, Desenvolvimento Urbano, Mobilidade dentre outros. Aliás, o viés é puramente técnico”, esclareceu.
O primeiro encontro acontece hoje e a partir de agora acontecerão diversas reuniões que, de acordo com Rodrigo Matos, serão documentadas. “O objetivo é garantir que o trabalho seja completamente isento e acima de tudo transparente. Ao final do trabalho, um relatório conclusivo será elaborado e submetido ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, consolidando as ações realizadas e preparando o município para a nova gestão”, informou. .
Membros das equipes de transição
Representando o governo atual, o coordenador geral da transição será o vice-prefeito Luiz Fernando de Fabinho Araújo Lima, mais conhecido como Fernando de Fabinho, acompanhado pelos seguintes secretários e gestores:
- Anaci Bispo Paim – Secretaria Municipal de Educação
- Cristiane de Souza Campos – Secretaria Municipal de Saúde
- Denilton Pereira de Brito – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
- Emanoel Lima da Silva – Secretaria Municipal de Governo
- Expedito Campodônio Eloy – Secretaria Municipal da Fazenda
- Gilberte Lucas – Fundação Hospitalar de Feira de Santana
- Jairo Caroso Suzart – Departamento de Contabilidade
- José Marcondes de Carvalho – Secretaria Municipal de Administração
- Nina Paula Costa de Oliveira – Controladoria Geral do Município
- Sérgio Barradas Carneiro – Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito
A equipe do prefeito eleito será coordenada por Rodrigo Santos Matos e composta pelos seguintes membros indicados:
- Diego Santana Oliveira
- José Ferreira Pinheiro
- José Francisco Pinto
- Luciana Lima Flores Nascimento
- Luiz Carlos de Carvalho Bahia Neto
- Vagner Soares Souza
Por Cristiano Alves com informações de Miro Nascimento