Feriados em dias da semana estão de volta a partir de novembro

O Brasil não chega a ser o campeão mundial em feriados. Em levantamento feito pelo Poder360 com os países do G20 que reúne as maiores economias do mundo, ficamos em quarto lugar, depois de Índia, Japão e Indonésia. Mas se houvesse um jeito de medir quem vive essas datas mais intensamente, estaríamos no topo!

Para quem gosta de folga, é tempo de comemorar. O mês de novembro traz um respiro de alívio com feriados em dias de semana após uma sequência de feriados terem caído no sábado como o Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados.

Esta será a primeira vez em que o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, será folga nacional. A data cairá numa quarta-feira

A Proclamação da República, celebrada em 15 de novembro, cairá numa sexta-feira. A outra novidade é que esta será a primeira vez em que o Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, em 20 de novembro, será considerado um feriado nacional, numa quarta-feira. 

Após o Dia da Consciência Negra, porém, o próximo feriado será somente em 25 de dezembro — em 2024, o Natal será celebrado numa quarta-feira.

A gente gosta tanto de Carnaval e de Réveillon que, de acordo com uma pesquisa feita por um buscador de viagens, o planejamento das viagens pra essas datas começa entre 10 e 11 meses antes. Ou seja, mal descansamos  e já estamos pensando no ano que vem.

Para o ano de 2024, foram 10 feriados nacionais e oito pontos facultativos no Distrito Federal. Dos feriados, quatro caíram ou cairão em um sábado. O motivo de tantas folgas “desperdiçadas” é porque 2024 é um ano bissexto, que ocorre a cada quatro anos. Com isso, grande parte dos feriados que dariam para emendar com o final de semana caíram no sábado ou domingo.

A portaria com o calendário oficial de 2024 foi publicada pelo governo federal na edição de 28 de dezembro de 2023 do Diário Oficial da União (DOU).

Feriados nacionais e pontos facultativos que restam em 2024: 

-Finados (2 de novembro) – sábado;
-Proclamação da República (15 de novembro) – sexta-feira;
-Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) – quarta-feira;
-Natal (25 de dezembro) – quarta-feira

Pontos facultativos no DF:

-Véspera do Natal (24 de novembro) terça-feira; ponto facultativo a partir das 14h

-Véspera do Ano Novo (31 de dezembro) terça-feira; ponto facultativo a partir das 14h

Foto: Iara Oliveira/Acorda Cidade

Related posts

DPU quer alternativas para vulneráveis participarem dos cursos do CNU

INSS: seis milhões de aposentados e pensionistas foram lesados com esquema de descontos indevidos

Secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico destaca seu papel durante a Micareta de Feira