Divulgação
A unidade será a primeira do interior baiano especifica para tratamento de pessoas com câncer
O projeto para a construção do Hospital Oncológico da Bahia, em Feira de Santana, está na sua fase embrionária. De acordo com o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Rodrigo Matos, o momento agora é de conseguir as autorizações dos órgãos competentes para que possa então ser iniciada a construção da unidade.
O projeto de construção do novo hospital foi apresentado no último mês de março, por ocasião do aniversário da Santa Casa de Misericórdia. O objetivo é reforçar o tratamento oncológico, área fundamental para a assistência da população baiana. “Hoje a única unidade especializada é o Hospital Aristides Maltez em Salvador e o fato de se buscar o novo hospital está atrelado de Feira ser hoje uma referência no tratamento ao câncer, tanto é que a única Unidade de Alta Complexidade em Oncologia desde 2009 é aqui”, explicou Rodrigo Matos.
Dados de 2023 indicam que ocorrem mais de 42 mil consultas por ano, sendo 30 mil sessões de quimioterapia e milhares de sessões de radioterapia. “O câncer é um tipo de doença que necessita um acompanhamento especifico e os números só reforçam a ideia de avançar no propósito, Com a viabilização do HBO, poderemos qualificar e ampliar muito o atendimento dos pacientes com câncer. Mais pessoas serão beneficiadas e procedimentos que demandam mais densidade tecnológica poderão ser realizados”, ressalta o provedor.
Pelo projeto, a unidade contará com 224 leitos, sendo 204 de internamento e 20 de UTI. Terá ainda um centro cirúrgico moderno, com 6 salas exclusivas para as cirurgias oncológicas, sendo uma destas planejada para cirurgia robótica. A nova unidade hospitalar também será equipada com uma ampla emergência oncológica – composta por 12 leitos, 20 poltronas de observação, sala vermelha para atendimento e estabilização de pacientes críticos, além de três consultórios médicos.
Outra novidade que será contemplada na unidade é um moderno centro de diagnóstico por imagem, que proporcionará aos pacientes as melhores chances de tratamento na área oncológica. Ressonância magnética, tomografia, PET-CT, densitometria óssea, raio x e ultrassom estão entre os procedimentos que estão previstos.
ANDAMENTO
De acordo com o provedor Rodrigo Matos, o processo para a construção da nova unidade hospitalar ainda está na fase embrionária. “Estamos buscando as autorizações devidas, ou seja, precisamos ter o aval da Vigilância Sanitária, da Prefeitura para construir o hospital e nesse caso, não são autorizações simples. É preciso muita análise, muito estudo para que se possa viabilizar o projeto”, explicou.
Rodrigo Matos informou que o projeto construtivo do HBO está orçado em R$ 40 milhões. “Nós já captamos alguma verba para começar a construção, porém tão logo estejamos de posse de todas as autorizações, vamos buscar o apoio das classes politica, empresarial e da sociedade como um todo para viabilizar a obra. Não é fácil, mas estamos na luta porque um hospital desses terá a capacidade de cuidar de mais pessoas dando assim uma nova perspectiva de vida para muita gente”, declarou Rodrigo Matos.
Por Cristiano Alves com informações de Miro Nascimento