Acontece até quinta-feira (07) o XXVIII Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Uma conferência, proferida pelo professor doutor Luciano Paganucci, abordou o tema central da programação, “Biomas da Bahia: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, e deu início às atividades do evento.
Aquecimento global, camada de ozônio, características específicas de biomas locais e suas origens no Brasil, foram alguns dos assuntos abordados pelo conferencista, que provocou reflexões em relação ao compromisso que cada um deve assumir no contexto de preservação ambiental. “A natureza não precisa de pessoas; as pessoas precisam da natureza. Até porque ela estará sempre lá, já os indivíduos não”, disse.
O Seminário é promovido pela pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Durante a cerimônia de abertura, a professora Silvone Santa Bárbara, que coordena a equipe da PPPG, evidenciou os propósitos e importância do Semic. “O evento foi cuidadosamente pensado para proporcionar espaços para que os estudantes apresentem os resultados de suas pesquisas, compartilhem suas descobertas e recebam o feedback de colegas e examinadores. Essa troca de ideias é vital para o aprimoramento do trabalho acadêmico. Esse é o principal objetivo da nossa programação”, explicou a pró-reitora.
A referida conferência foi prestigiada por estudantes e servidores da Instituição. A vice-reitora da Uefs, professora Rita Brêda, também participou da atividade e destacou que para ela “uma universidade só se configura como tal, quando efetivamente a gente consegue entrelaçar as dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da internacionalização. O Semic é parte dessa jornada, um momento muito importante para a Instituição”, considerou.
A programação completa do evento pode ser conferida AQUI: Programação Final e Folder do XXVIII SEMIC – Notícias – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPPG
Fonte- Ascom/Uefs