Mantendo a tradição, Santa Bárbara será festejada dia 4 de dezembro e a programação começa bem cedo, às 7h, com missa na Igreja Senhor dos Passos. O andor levando a imagem da santa sairá em procissão para o Centro de Abastecimento.
A santa mártir da igreja católica, protetora contra os raios e tempestades e padroeira dos bombeiros. No candomblé, ela é Iansã, representa a força feminina, a coragem e sua saudação é Epahei Oyá!
Neste dia de homenagens, prevalece o ecumenismo religioso e todos os caminhos levam ao Centro de Abastecimento. O momento do caruru reúne milhares de pessoas da comunidade e comerciantes. A beleza da festa é marcada pela cor vermelha. Homens e mulheres capricham nas suas vestes para comemorar o Dia de Santa Bárbara.
Uma festa para o povo que inicia com uma missa realizada pela manhã na Igreja Senhor dos Passos em seguida a procissão até o Centro de Abastecimento, com distribuição do caruru a partir das 11h, sendo mais de 2 mil pratos de caruru para os devotos, feirantes e visitantes no Restaurante Popular do Centro de Abastecimento, e depois segue com muito samba de roda e muita alegria sem hora para acabar.
Chegando no Centro de Abastecimento, onde é considerada padroeira dos feirantes do entreposto comercial, se encontrará com a imagem de São Gerônimo. No altar de ambos, no Galpão de Cereais, deverá estar ornamentado para acolher os fiéis em oração.
Na sequência haverá um samba de roda e será servido mais 2 mil pratos de caruru para os devotos, feirantes e visitantes no Restaurante Popular.
Confira a programação:
7h – Missa na igreja Senhor dos Passos
8h30 – Procissão até o Centro de Abastecimento
11h – Início de distribuição do caruru e festejos com samba de roda
14h – Encerramento
Foto: ACM – Arquivo Fonte: Secom