A “novela” sobre o futuro do deputado estadual Pablo Roberto – eleito vice-prefeito de Feira de Santana deve ganhar novos capítulos na próxima semana. Em questão, tramita na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que libera deputados estaduais a assumir cargos na administração pública no interior do Estado. De acordo com o parlamentar, em recentes declarações, as conversas estão acontecendo e novas reuniões serão feitas com as lideranças na próxima segunda-feira (2) e caso tenha ambiente e acordo, a votação será na terça-feira (3).
Na atual conjuntura, quando os deputados assumem cargos em municípios, automaticamente precisam renunciar o parlamento. A licença é permitida apenas para cargos de escalões superiores na esfera federal, estadual e em Salvador. A proposta amplia a licença para deputados estaduais assumirem secretarias em cidades com mais de 500 mil habitantes, tem sido a alternativa discutida para abrir espaço para o pleito de Pablo Roberto, o que levou a PEC a ser apelidada de “PEC Pablo Roberto”. Após obter 43 assinaturas, o deputado Manuel Rocha (UB) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 173/2024,.
O tucano teve um papel estratégico importante na vitória do prefeito José Ronaldo (União Brasil) em Feira de Santana neste pleito, onde se elegeu vice-prefeito. Vale lembrar que, caso Pablo Roberto decida continuar como deputado estadual, deverá renunciar o cargo de vice-prefeito em Feira de Santana. A proposta ganhou apoio de parlamentares integrantes da base governista e da oposição. Foram eles:
- Adolfo Menezes (PSD)
- Alan Sanches (UB)
- Alex da Piatã (PSD)
- Angelo Coronel Filho (PSD)
- Antônio Henrique Jr (PP)
- Cláudia Oliveira (PSD)
- Dr. Diego Castro (PL)
- Eduardo Salles (PP)
- Eures Ribeiro (PSD)
- Fabrício Falcão (PCdoB)
- Felipe Duarte (PP)
- Hassan (PP)
- Ivana Bastos (PSD)
- Jordavio Ramos (PSDB)
- José de Arimatéia (Republicanos)
- Júnior Muniz (PT)
- Júnior Nascimento (UB)
- Jurailton Santos (Republicanos)
- Kátia Oliveira (UB)
- Leandro de Jesus (PL)
- Luciano Araújo (SD)
- Luciano Simões Filho (UB)
- Ludmilla Fiscina (PV)
- Manuel Rocha (UB)
- Marcelinho Veiga (UB)
- Marcinho Oliveira (UB)
- Marquinho Viana (PV)
- Matheus Ferreira (MDB)
- Niltinho (PP)
- Pablo Roberto (PSDB)
- Pancadinha (SD)
- Patrick Lopes (Avante)
- Pedro Tavares (UB)
- Penalva (PDT)
- Raimundinho da JR (PL)
- Ricardo Rodrigues (PSD)
- Roberto Carlos (PV)
- Robinho (UB)
- Samuel Júnior (Republicanos)
- Sandro Régis (UB)
- Soane Galvão (PSB)
- Tiago Correia (PSDB)
- Vitor Azevedo (PL)
Por Cristiano Alves com informações do www.psnoticias.com.br