Baixio recebe maior investimento turístico privado do Brasil com foco em sustentabilidade e governador sinaliza construção de aeroporto

O projeto inclui a urbanização da Vila de Baixio, construção de um aeródromo, sistemas de energia renovável e ações de preservação ambiental para proteger biomas locais, como manguezais, dunas e a Mata Atlântica

A praia de Baixio, localizada no litoral norte da Bahia, será palco do maior investimento já realizado pelo setor turístico privado no Brasil. Com mais de R$ 5 bilhões destinados ao projeto, o complexo de luxo tem o potencial de posicionar a região como um dos principais destinos turísticos do país. Neste sábado (30), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso, participou do lançamento da pedra fundamental do empreendimento, idealizado pelo Grupo Prima, e apresentou uma série de iniciativas do Governo do Estado voltadas a impulsionar as obras e estimular o crescimento do turismo na área.

Entre as iniciativas anunciadas estão a implantação de uma ciclovia com urbanização, iluminação, pista para pedestres e equipamentos públicos ao longo da lagoa de Baixio, além da ampliação do sistema de abastecimento de água e da instalação de esgotamento sanitário na região. Também foi autorizada a requalificação da Praça do Palame, em Esplanada, com melhorias como playground, quiosques e novas instalações. Somados, os investimentos ultrapassam R$ 14 milhões para modernizar a infraestrutura local, promover o desenvolvimento sustentável e alinhar o destino ao conceito de slow travel, que incentiva viagens mais conectadas à natureza, à cultura e à comunidade local.

Para o governador Jerônimo Rodrigues, o projeto representa um marco no desenvolvimento da região e de todo o estado. “Estamos vivendo um momento histórico para a Bahia. Este empreendimento vai além do turismo: é uma oportunidade de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e transformação da qualidade de vida das famílias. É a nossa região se consolidando como um destino de referência nacional e internacional,” afirmou. 

Transformação regional

O empreendimento hoteleiro, desenvolvido pelo Grupo Prima, vai muito além dos três resorts de alto luxo previstos. O projeto inclui a urbanização da Vila de Baixio, construção de um aeródromo, sistemas de energia renovável e ações de preservação ambiental para proteger biomas locais, como manguezais, dunas e a Mata Atlântica. O impacto socioeconômico também é significativo, com a previsão de mais de 10.750 empregos diretos e indiretos ao longo dos próximos dez anos. 

Aeródromo

A informação foi confirmada pelo governador Jerônimo Rodrigues, neste sábado (30), durante lançamento da pedra fundamental do empreendimento pertence ao grupo espanhol Prima segundo o BNews.  Ele esteve acompanhado da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez Palacios, e do cônsul-geral da Espanha para o Nordeste, Ignácio Perez.

De acordo com Jerônimo, as primeiras reuniões para tratar do assunto já aconteceram. A ideia é que a Vinci Airports, que gere o terminal aéreo da capital baiana, administre o aeroporto que será construído pelo governo federal. “O estado desapropria o terreno, a União constrói o aeroporto e a Vinci faz a gestão”, afirmou Jerônimo. O terreno seria localizado em Conde, de acordo com o próprio governador.

Ainda segundo Jerônimo Rodrigues, tanto os representantes da Bahia na Câmara dos Deputados como a Assembleia Legislativa da Bahia vão se empenhar para a ideia sair do papel. “É essa a expectativa, estamos trabalhando. Vejo com muita animação o projeto por parte do governo federal, tem deputados federais aqui que estão ajudando a gente no sentido de fazer isso. Agora também houve a palavra do presidente Adolfo Menezes, houve também um compromisso de criar, dentro da Assembleia, que possa estudar esses projetos para qualquer tipo de lei que seja preciso ser feita dentro da Assembleia Legislativa”, apontou.

“Escolhemos a Bahia pela sua beleza natural incomparável e pelo potencial turístico ainda inexplorado. O destino ja é naturalmente percebido como um oásis de equilíbrio e tranquilidade e tem potencial para se tornar uma referência no país e no mundo”, afirmou Rúben Escartín, CEO do Grupo Prima. Segundo ele, o projeto não apenas visa atrair visitantes de alto padrão, mas, também, gerar impacto positivo para as comunidades locais e para a preservação ambiental.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou o potencial transformador do empreendimento para a região. “O norte da Bahia possui um potencial turístico extraordinário, com praias deslumbrantes e uma biodiversidade única. O empreendimento hoteleiro será um divisor de águas, mudando completamente a realidade local, gerando emprego, renda e fortalecendo nossa economia. É um passo importante para consolidar a Bahia como referência no turismo nacional e internacional”, sublinhou. 

O evento contou com a presença de sócios e diretores da companhia, bem como da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez Palacios, e do cônsul-geral da Espanha para o Nordeste, Ignácio Perez Cãmbra.

Fonte: GovBa

foto: Manu Dias

Related posts

Governo Federal intensifica ações de apoio aos municípios da Bahia frente à seca

MPBA aciona Estado da Bahia e Ipac para que promovam concurso público no Instituto

Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito José Ronaldo se reúnem para tratar da Micareta de Feira de Santana