Fortalecimento. Esta é a palavra que resume as ações da Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb), em 2024. No ano em completou seis décadas de história e empossou a nova diretoria, a instituição também celebrou o fortalecimento de importantes projetos, que beneficiaram o setor produtivo e ampliaram as expectativas para 2025.
O Empreender, desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e associações comerciais, foi um dos projetos renovados. Voltado para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, através do associativismo, atualmente contempla mais de 1.500 empreendimentos no estado.
Presidente da Faceb, Cloves Cedraz afirma que a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) buscou o Empreender na Alemanha em 1995 e, há 24 anos, foi implantado na Bahia. Hoje, é reconhecido pelo Sebrae nacional como o melhor programa de apoio às micro e pequenas empresas. “Através dele, as empresas melhoram o empenho, ampliam o raio de atuação e faturamento e ainda fortalecem as associações comerciais, porque passam a participar delas”, explica.
Além das ações realizadas em 2024 para o gerenciamento dos negócios, a boa notícia, segundo Cloves, é que a CACB está renovando o projeto com o Sebrae Nacional para 2025, com a proposta de parceria também com a União dos Municípios.
Outro projeto de destaque este ano foi a busca de patrocínio para apoio a campanhas de vendas em junho e dezembro, com o intuito de potencializar o comércio nas datas festivas. “É uma ação que realizamos há cinco anos, em parceria com o Sebrae e com o Governo da Bahia. Todas as associações recebem o benefício e o resultado tem sido fantástico. A cada ano, o número de associações que participam é maior e também vamos buscar a renovação em 2025, porque é um programa que elas não abrem mão”, frisa.
De cunho mais administrativo, o Capacitar também foi renovado. Com foco na gestão e formação de lideranças, o programa ajuda as associações comerciais no planejamento, melhoria de receita, ampliação do número de associados e potencialização dos trabalhos a favor dos empresários.
Além disso, em 2024 a Faceb também realizou a Missão Empresarial à China, promovendo um valioso intercâmbio de negócios. Já em 2025 pretende realizar novas missões, não apenas para a China, de forma que possibilite aos participantes não só comprar, como também conhecer os meios para exportarem seus produtos.
CMEC
Parte da Faceb, o Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura na Bahia (CMEC-BA) também realizou uma série de ações em 2024. Entre elas: o Encontro Estadual para Líderes; a Blitz Delas, em Barreiras, para conscientização da importância de um trânsito mais seguro; capacitações em Hard Skill (gestão de pessoas, de projetos e financeira) e Soft Skill (gerenciamento do tempo, trabalho em equipe e liderança).
Como marco da primavera e do Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, comemorado em 21 de setembro, promoveu o plantio de 740 mudas de ipês em diversos municípios. A iniciativa inspirou a CACB a usar a imagem do ipê, que é símbolo de resistência, em um troféu que está sendo entregue a personalidades nacionais.
No Outubro Rosa, CMEC fez rodas de conversa sobre o câncer de mama e caminhadas em combate à violência contra a mulher; no Setembro Amarelo, realizou ações de conscientização contra o suicídio; e no Novembro Negro, contra o racismo. Também promoveu edições do Mulheres que brilham, com mais de 1.500 participantes; a missão para o 5º Liberdade para Empreender; além de promoção de feiras e uma série de encontros e reuniões de acompanhamento online.
“Hoje o Cmec atende cerca de 2.500 mulheres em 30 municípios baianos. Em todos estes municípios há conselheiras envolvidas com os projetos que só em 2024 alcançaram mais de seis mil mulheres. Fico orgulhosa e impressionada com a força dessas ações, com o empenho de todas que fazem parte e certa de que em 2025 temos muito mais a realizar”, afirma a presidente do CMEC-BA, Herriete Cedraz.
Por Notre Comunicação foto: divulgação