Estudo revela que consumo de café reduz risco de câncer de cabeça e pescoço

Pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo de três a quatro xícaras de café por dia reduz o risco de câncer de cabeça e pescoço. O estudo, publicado na revista Cancer ontem (23), analisou dados de 25 mil pessoas ao longo de 14 anos.

O câncer de cabeça e pescoço inclui tumores na boca, faringe, laringe, nariz e outras áreas, sendo uma das principais causas de morte por câncer. A pesquisa revelou que o consumo de café e chá, bebidas com propriedades anticancerígenas, está associado a um risco menor de desenvolver esses tipos de câncer.

Os dados mostraram que quem consome mais de quatro xícaras de café por dia tem 17% menos chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, 30% menos chances de ter câncer de boca e 22% menos chances de ter câncer de garganta. O café descafeinado também mostrou benefícios, com 25% menos risco de câncer na boca ou língua. O consumo de chá foi relacionado a 29% menos risco de câncer hipofaríngeo, uma forma rara da doença.

Embora os pesquisadores reconheçam limitações, como o fato de os dados terem sido auto-relatados, os resultados indicam que o consumo dessas bebidas pode ajudar a prevenir o câncer de cabeça e pescoço.

Related posts

OMS: surtos de doenças preveníveis ameaçam progresso na vacinação

TCU nega processo contra ex-gestores do Consórcio Nordeste na compra de respiradores

Governo do Estado propõe reajuste de 13,63% até 2026 para profissionais da saúde