Secretário afirma ter projeto para retorno de shows em coretos de Feira de Santana

. A cultura vive do público, da emoção de uma casa cheia. Isso é o que fortalece nossa cidade e nos dá orgulho de morar aqui.

Carlos Brito, secretário de Planejamento da Prefeitura de Feira de Santana, em entrevista para o programa Dia a Dia News, falou sobre o projeto de retomada de shows nos coretos da cidade.

Atualmente, Feira de Santana possui três coretos: o da Praça Fróes da Mota, o da Rua Bernardino Bahia e o da Praça da Matriz. O secretário destacou a importância desses espaços no início do século 20, quando serviam como palco de apresentações culturais e eventos políticos:

“Naquela época, no início do século 20, eles serviam de palco para apresentações da Filarmônica, eventos culturais e, às vezes, também para eventos políticos e discursos. Então, são peças importantes na história da cidade, e agora estamos buscando recuperá-los”, afirmou.

Carlos Brito mencionou o projeto Retretas, que visa realizar dez apresentações da Filarmônica 25 de Março nos coretos. Cada apresentação contará também com a participação de uma filarmônica de cidades vizinhas a Feira de Santana.

“Essas apresentações seguem o modelo aprovado pela Lei Retretas. Estamos captando recursos, e, a partir de março, em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, começaremos a revitalização dos coretos. A proposta inicial é realizar uma apresentação por mês durante três meses. Esse resgate histórico é importante, pois traz a comunidade para a rua, valorizando nossa música, incluindo a música quilombola”, frisou.

Sobre a manutenção e recuperação dos coretos o secretário comentou sobre os esforços de recuperação:

“O coreto da Matriz já foi pintado e recuperado, e agora concluímos o da Bernardino Bahia. O coreto da Praça Fróes da Mota ainda precisa de um novo trabalho. Estamos lidando com equipamentos de mais de 100 anos, o que demanda atenção especial. Com este projeto, vamos envolver a comunidade, resgatando nossa história antiga. ”

Questionado sobre as condições atuais dos coretos, Carlos Brito destacou que a falta de uso acelera a deterioração natural dos equipamentos:

“Estamos discutindo com o prefeito e pessoas ligadas à cultura para implementar um projeto sólido de revitalização, com apresentações em rodízio entre os três coretos. A ideia é promover noites culturais às sextas-feiras, trazendo filarmônicas de cidades próximas e envolvendo a comunidade. ”

Ele enfatizou o apoio que vem recebendo da prefeitura para a execução dos projetos:

“A prefeitura sempre apoiou iniciativas culturais. Já temos sinal verde do prefeito Zé Ronaldo, do secretário de Cultura Cristiano, e também contamos com o apoio de gestões anteriores, como a do ex-prefeito Colbert. Cultura não tem pátria nem momento; precisamos resgatar o orgulho da nossa cidade e valorizar a nossa história. Esse coreto, essa filarmônica, esse artista pertencem a todos nós. ”

O secretário finalizou destacando a importância da imprensa na divulgação dos eventos:

“Em 2025, os coretos de Feira de Santana voltarão a ter shows, e precisamos do apoio da imprensa para estimular as pessoas a comparecerem. A cultura vive do público, da emoção de uma casa cheia. Isso é o que fortalece nossa cidade e nos dá orgulho de morar aqui. ”

Com informações Fernanda Martins. Foto divulgação

Related posts

CRÔNICA da SEMANA por DOM ITAMAR VIAN

Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito José Ronaldo se reúnem para tratar da Micareta de Feira de Santana

“Precisamos transformar a Micareta em um evento que gere renda”, afirma presidente do SICOMÉRCIO de Feira