O vereador aproveitou , para cobrar providências á secretaria de meio ambiente do município de Feira de Santana e também a secretária do estado da Bahia
O vereador Jurandir Carvalho gravou um vídeo fazendo denúncias sobre o rio Jacuípe. O vereador foi até o local e alertou a população sobre a situação do rio. Falou sobre a presença das baronesas, segundo ele toda vez que chove em Feira de Santana uma enxurrada de lixo chegam até o rio Jacuípe.
O vereador aproveitou a oportunidade, para cobrar providências á secretaria de meio ambiente do município de Feira de Santana e também a secretária do estado da Bahia. Não contente com as citações relacionadas às secretarias, o vereador também chamou a atenção da Embasa e pede para que resolva a situação do rio antes mesmo que outras situações possam se desencadear diante da situação da qual ele registra.
“Nesta sexta-feira(17), fui ver de perto a indignação dos pescadores do Rio Jacuípe , que já tem duas semanas sem conseguir pescar e levar o seu sustento para seu lar, quero chamar atenção das autoridades Municipais e Estaduais e principalmente da Embasa, onde precisamos tomar providências com a poluição do Rio Jacuípe”, disse carvalho.
A FALA DO VEREADOR NO VÍDEO
“ Pessoal, estou aqui no Rio Jacuípe,mas precisamente na ponte, recebi uma denúncia de pescadores que a mais de uma semana não conseguem pescar, que não conseguem buscar o sustento do dia a dia. Olha pra aí ó, estou mostrando a vocês aqui agora, isso é o que acontece toda vez que chove em Feira de Santana e chove na nossa região, o lixo invade o Rio Jacuípe.
Eu só quero alertar a vocês, essa água aqui é a água que vocês bebem, que tomam banho. Muitas vezes a gente joga lixo na rua, a gente joga lixo aí nos bairros de Feira, que acaba vindo parar aqui pela correnteza das aguas da chuva e atrapalhando a vida de milhares de pessoas que dependem da sobrevivência do rio Jacuípe.
Continua o vereador: Então eu estou chamando a sua atenção, a poluição do Rio Jacuípe é de responsabilidade Nossa, o rio Jacuípe e a gente que tem que cuidar. O Jacuípe e o Paraguaçu juntos, 7 milhôes de baianos dependem deles. E a gente continua poluindo, a gente continua fazendo o errado com o Paraguaçu e com o Jacuípe.
Então eu quero chamar a sua atenção. É hora de a gente abraçar a população e não jogar lixo na rua. Chamando a atenção aqui também da Embasa. Ôh Dona Embasa! Ôh Dona Embasa! Agora eu quero chamar a sua atenção. É hora de a senhora cuidar do rio porque a senhora vende a água do rio e a senhora tem que cuidar do rio tirando aqui a baronesa para o pessoal aqui da ponte, que o pessoal depende daqui pra pescar. Atenção Dona Embasa, atenção… E secretaria de meio ambiente, do município e do estado, tá na hora de tomar providência. Não fiquem com o braços encruzado. É hora de fazer o que deve ser feito com o rio Jacuípe e Paraguaçu. Vamos cuidar do nosso rio. Abraço. “Desabafou o vereador.
RIO JACUÍPE
Em matéria publica pelo GE em junho de 2019 o Rio Jacuípe, que fica na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, tem sofrido com a contaminação de nutrientes do esgoto doméstico. Entre as consequências disso está o desaparecimento de várias espécies de peixes e crustáceos do local e o surgimento de várias baronesas – planta aquática que prolifera com a poluição.
O Jacuípe faz parte da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu. Ele tem 437 km de extensão e abastece 36 municípios baianos, o que corresponde a mais de 6 milhões de pessoas beneficiadas com a água.
Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana começou a monitorar, junto com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a qualidade da água e o resultado apontou que há uma alta contaminação por esgoto doméstico como explicou a professora de Química e membro do Comitê da Bahia Hidrográfica, Hilda Talma.
“Essa alta produtividade da vegetação é um indicativo de contaminação. A gente tem monitorado essas águas desde 2017, e a gente tem visto que muitos dos parâmetros estão acima do estabelecido pela legislação. Até metais pesados, que são indicativos também de influentes industriais lançados nos corpos hídricos”, disse ela. Pelo visto nada mudou.
LINK DE UMA MATÉRIA DO GE JUNHO 2019: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/06/06/por-conta-da-poluicao-rio-jacuipe-registra-desaparecimento-de-especies-e-surgimento-de-baronesas.ghtml
Por Miro Nascimento