O ex-coordenador de segurança do Complexo Penal de Eunápolis, unidade localizada no sul da Bahia onde 16 detentos fugiram em dezembro do ano passado, foi preso nesta sexta-feira (24), por suspeita de envolvimento com o caso.
A prisão aconteceu um dia depois da polícia também alcançar a ex-diretora do presídio. Joneuma Silva Neres, de 33 anos, é suspeita de facilitar a fuga dos presos. Os dois estavam afastados dos cargos desde o dia da ação criminosa e eram considerados foragidos.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Welington Oliveira Souza, de 51 anos, foi alcançado em um trecho da BR-101, na cidade de Governador Mangabeira, a mais de 500 km de Eunápolis.
Com o suspeito, foram apreendidos um carro e um celular. O homem e o material foram levados para a Delegacia Territorial (DT) de Santo Antônio de Jesus, onde a prisão foi registrada.
Prisão ex-diretora
A ex-diretora do Complexo Penal de Eunápolis foi presa na noite de quinta-feira (23). Segundo a Polícia Civil, Joneuma Silva Neres foi encontrada por volta das 21h, perto de uma agência bancária, na Avenida Getúlio Vargas, em Teixeira de Freitas, também no extremo sul do estado.
As investigações apontaram que além de facilitar da fuga, a ex-diretora da unidade tinha ligação com uma organização criminosa da cidade. Durante a abordagem, a polícia apreendeu com a suspeita celulares, chips telefônicos, um caderno de anotações e R$ 8 mil em espécie.
O material e Joneuma foram levados para uma delegacia da região. Após exame pericial, ela será transferida para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A Polícia Civil (PC) informou que a investigação segue em andamento.
A fuga dos detentos aconteceu no dia 12 de dezembro de 2024, depois que homens armados invadiram a unidade prisional. As investigações apontam que o objetivo libertar Edinaldo Pereira Souza, o “Dadá”, apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis (PCE). Os outros 15 foragidos também integram a organização, segundo a polícia.
Fonte: G1 Bahia Foto: FICCO e PM