Jornalista revela ter conversado com ex-prefeito; o mesmo afirma ter deixado dinheiro na Prefeitura de Feira de Santana

Quais esclarecimentos e quais discussões não foram citadas pelo ex-prefeito.

O jornalista Marcílio Costa, em sua coluna “Etc & Tal”, desta quinta-feira (30), apresentou informações que chamaram a atenção sobre a questão sobre a questão financeira da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Segundo Marcílio , ele teria conversado com o ex-prefeito Colbert Martins, e o mesmo o informou sobre a situação financeira do município.
Segundo o ex-prefeito, os débitos com as empresas terceirizadas na área de saúde, referentes ao mês de dezembro que não foram pagos, teriam prazo para pagamento no mês seguinte, janeiro, período em que ele teria deixado o cargo.

Colbert afirmou ter deixado recursos em caixa para que o pagamento fosse efetuado dentro do prazo legal. De acordo com o ex-prefeito, o dinheiro seria proveniente de repasses do SUS, que totalizaria cerca de 40 milhões de reais, segundo seus cálculos.

Sobre os recursos destinados à saúde e educação, Colbert afirmou ter deixado a prefeitura sob controle. O ex-prefeito informou que ficaram em caixa 180 milhões de reais para o pagamento dos professores e 80 milhões para a prefeitura administrar, provenientes de recursos do Fundef.

Em relação ao Fundef, a prefeitura ficou com cerca de 30 milhões de reais em rendimentos sobre o valor principal, que foram aplicados no mercado financeiro enquanto aguardava a definição do pagamento dos precatórios. Segundo Colbert, esse dinheiro não está vinculado à educação, portanto, o município pode utilizá-lo.

Quanto ao fortalecimento das contas da prefeitura, o ex-prefeito mencionou que o empréstimo de aproximadamente 300 milhões de reais, aprovado pela Câmara, financiado pelo FOMPrata, irá reforçar o caixa da prefeitura para obras de drenagem. Após a aprovação do Tesouro, o pedido seguirá para o Senado.

Colbert aguarda o relatório final sobre as contas de sua gestão e garante que a situação financeira é administrável.
Outro ponto que chamou a atenção foi a afirmação do ex-prefeito de ter se reunido algumas vezes com o atual prefeito José Ronaldo para esclarecimentos e discussões políticas.
Quais esclarecimentos e quais discussões não foram citadas pelo ex-prefeito.

Fonte: Coluna Etc & Tal, por Marcílio Costa Foto: Rafael Marques

Related posts

CRÔNICA da SEMANA por DOM ITAMAR VIAN

CCJ: relator nega recurso de Glauber contra cassação de mandato

Governo Federal intensifica ações de apoio aos municípios da Bahia frente à seca