A Jornada Pedagógica 2025, que acontece entre os dias 04, 05 e 06 de fevereiro, tem como tema “Inspirar caminhos e transformar vidas: cuidar de quem educa na busca da educação pública de qualidade”.
O secretário de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, falou sobre a retomada da jornada em entrevista para o programa Dia a Dia News: “A jornada é um grande evento, na verdade, uma grande atividade realizada pelo governo e pela Secretaria da Educação, com o objetivo de dar o pontapé inicial ao ano letivo. A jornada acontece durante três dias: hoje, com a abertura oficial aqui no Centro de Convenções do Cajueiro; terça e quarta-feira, em todas as nossas unidades escolares, onde gestores, professores e a comunidade estarão debatendo todas as nossas ações e práticas que serão executadas ao longo de 2025.”
Sobre a importância das palestras, o secretário enfatizou: “As palestras também são importantes. Estamos trazendo grandes nomes para fazer essa discussão aqui, mas o grande objetivo da jornada, de fato, é fazer com que a nossa proposta pedagógica seja amplamente debatida e discutida, e que ela se faça presente todos os dias do ano letivo em nossa rede municipal.”
Sobre a escolha do tema “Inspirar caminhos e transformar vidas: cuidar de quem educa na busca da educação pública de qualidade”, Pablo explicou: “O tema é uma escuta, na verdade, uma abordagem. Escutamos muitos gestores e professores, além de realizar uma consulta nacional sobre o que está acontecendo na educação atualmente. A partir disso, discutimos com a equipe pedagógica, que fez as apresentações.”
O prefeito José Ronaldo, acompanhado da primeira-dama Ivanete Rios de Carvalho, falou sobre o início do ano letivo: “Tivemos alguns problemas no início do ano. Há a necessidade de adquirir cerca de 15 mil carteiras escolares, e estamos tomando as providências burocráticas para isso.
Também estamos publicando as licitações para fardamento escolar e material didático. Espero que, nos próximos meses, todas essas questões pendentes sejam resolvidas. Não era ideal começar o ano faltando isso, mas infelizmente vai acontecer.”
O prefeito ressaltou a pressa para concluir o concurso público: “Estamos torcendo muito para que o concurso público seja concluído, para que possamos nomear 100% dos professores aprovados.
Queremos, realmente, logo após essa conclusão, nomear todos os professores aprovados, para que possamos colocá-los em sala de aula o mais rápido possível, já que ouvimos muito isso no ano passado: a falta de professores em algumas salas de aula.
Caso o concurso público não atenda toda a demanda, abriremos imediatamente uma nova seleção, porque o nosso objetivo é garantir que não falte nenhum professor nas salas de aula.”
Questionado sobre o que falta para a conclusão do concurso, o prefeito afirmou que ainda há a parte burocrática, que é necessária para seguir o processo legal. “A Secretaria de Administração está acompanhando isso. São etapas que precisam respeitar a legislação, e tudo está sendo feito dentro da lei para que seja realmente concluído o mais breve possível.”
O palestrante, psicólogo e professor Rossandro Klinjey, que palestrou na jornada pedagógica, falou sobre a importância dos professores na educação dos jovens e o tema de sua palestra: “O tema geral do evento, que é o cuidado, traz a ideia de que quem cuida é importante, porque trata do acolhimento dos profissionais que estão formando a futura geração de Feira de Santana, que são os educadores.
O meu tema central será sobre o ‘legado’, que é aquilo que deixamos como professores e como pessoas para a vida. Quando tenho consciência desse legado, consigo entender de forma muito mais assertiva o que estou entregando para o mundo. Todos nós temos memórias afetivas com pais e professores, pois eles são pessoas essenciais em nossas vidas.”
Rossandro também falou sobre a dificuldade que muitos professores enfrentam em sala de aula: “Hoje, por exemplo, não existe mais, como no passado, o respeito pelo professor. E esse desrespeito, que muitas vezes ocorre, é reflexo de um desrespeito prévio dentro de casa, com os pais.
Então, precisamos refletir sobre como as famílias estão construindo o desenvolvimento dos filhos, principalmente em relação às competências emocionais, para entregá-los à escola. Se não respeito o educador, não respeito o conhecimento e a educação.
E se não respeito a educação, estou, na verdade, destruindo minha própria vida e meu próprio futuro”, concluiu.
A Jornada Pedagógica também contou com a apresentação de alunos sobre o que é um bom professor, além de conscientizar os alunos sobre a importância dos pedagogos no desenvolvimento e no futuro.
Karen Almeida Santana, aluna da Escola Municipal Ernestina Careneio, representou os estudantes da rede municipal.
Fonte: Fernanda Martins Foto: Fernanda Martins