Início » No dia do papiloscopista, especialista apresenta o papel e os desafios da profissão

No dia do papiloscopista, especialista apresenta o papel e os desafios da profissão

0 comentários

Em comemoração ao dia do perito papiloscopista, o programa Dia a Dia News, que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 13h às 14h, pela rádio Sociedade News, entrevistou a perita técnica de Polícia da Bahia e diretora do sindicato dos peritos e peritas em papiloscopia do estado, o SINDPEP, Lays Macedo. A papiloscopista afirmou que a papiloscopia é uma ciência e que o profissional da área busca por reconhecimento.

“Utilizamos a papiloscopia tanto para identificação fisiológica quanto para a retirada do documento de identificação, fazendo coleta de impressão digital para alimentar o banco fisiológico no estado e também na atuação da área criminal.”

Lays explicou que a impressão digital é uma das metodologias mais utilizadas para a identificação humana por ser o método mais rápido e mais barato para o Estado, também em comparação aos exames de DNA ( ácido desoxi
Dentre os vários desafios do perito papiloscopista, atuante na área criminal, existem a falta de conservação das impressões digitais das vítimas, além da falta de segurança no local do crime:

“ Quando chegamos ao local do crime, as próprias vítimas que foram lesadas naquela ação criminal já manusearam objetos. Perdemos a possibilidade de levantar as impressões digitais, que não são fáceis de serem encontradas como são apresentadas pelo cinema. É um trabalho minucioso, nem todo o suporte consegue manter a revelação de uma impressão digital. Ao chegarmos ao local precisamos ter cautela para avaliar se aquele local é seguro de trabalhar, se houve realmente uma impressão digital deixada ali.”

A especialista afirma que a quantidade de peritos papiloscopistas ainda é insuficiente para a demanda da população em nível estadual e que existe a atribuição de outras funções que fogem a papiloscopia, fatores que aumentam a demanda de trabalho por parte dos peritos e gera atrasos na produção de resultados da perícia criminal.

Por essas e outras razões, “ uma das nossas pautas é buscar o reconhecimento do nosso cargo como peritos papiloscopistas e a partir daí, dialogar com o governo, a possibilidade de elevar, inclusive, os números de resolução de crimes no nosso estado, que são baixíssimos.”

Essa entrevista completa você pode assistir no nosso canal do Youtube Dia a Dia News.

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital