FOLGA CARNAVAL: :Comerciário de Feira de Santana terá condições de viajar, brincar, descansar, comércio não vai funcionar

O comércio de Feira de Santana estará fechado nos próximos dias 3 e 4 de março devido ao recesso de carnaval. Essa decisão foi tomada em conformidade com as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) estabelecida entre a categoria e o Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs). Segundo a convenção apenas serviços essenciais estão autorizados a funcionar.

Em entrevista a Dia a Dia News, ao jornalista Miro Nascimento, o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs) fez um esclarecimento sobre a decisão.

“Miro, sobre o funcionamento do comércio no Carnaval, isso está bastante pacificado desde a convenção coletiva,  já está normatizado, e foi feito com antecedência naquela linha que a gente sempre fala da segurança jurídica e da pré-visibilidade.

Portanto, com esse acordo que fizemos, o comerciário de Feira de Santana terá condições de viajar, brincar, descansar, fazer o retiro espiritual ou da igreja, porque o comércio de Feira de Santana, no domingo funciona nas condições que tem hoje do Carnaval, ou seja, o centro é fechado, os bairros e shopings funcionam, mas na segunda-feira o comércio estará todo fechado, porque a segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março, foi trocado pelo dia do comerciário.

Então o comércio só funcionará na segunda-feira das atividades essenciais. Na terça-feira também o comércio estará fechado, via de regra, fechado porque foi trocado pelo dia de Corpus Christi, então Corpus Christi terá funcionamento do comércio e na terça-feira de carnaval não. Mais uma vez lembrando, algumas atividades essenciais e shopping centers que têm o funcionamento regido de outra forma, pela Lei Municipal 2.299/2001.

Então é isso, o comerciário terá esse período aí, como eu disse anteriormente, livre. Isso tudo foi base em uma troca, base numa negociação. É importante salientar que carnaval não é feriado, carnaval tanto em Feira de Santana como até em Salvador não é feriado, não está entre feriados nem federal, nem estadual e nem municipal.

Então a gente pacificou isso porque o trabalhador tinha aquela sensação que quando não funcionava durante o carnaval era vantagem para ele, mas não era, porque ele não funcionava e essas horas que não trabalhavam na segunda e na terça eram jogadas para o banco de horas. Então a gente pacificou isso, mais uma vez reafirmando via de regra, o comércio de Feira de Santana não funcionará na segunda e na terça-feira de carnaval”. Informou Marco Silva.

Related posts

CRÔNICA da SEMANA por DOM ITAMAR VIAN

Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito José Ronaldo se reúnem para tratar da Micareta de Feira de Santana

“Precisamos transformar a Micareta em um evento que gere renda”, afirma presidente do SICOMÉRCIO de Feira