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Cardápio Online ou Físico? Como bares e restaurantes de Feira de Santana lidam com essa nova tendência

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Um fato que vem ocorrendo nos bares e restaurantes de Feira de Santana tem chamado bastante atenção dos ouvintes do Programa Dia a Dia News, programa que vai ao ar de segunda a sexta-feira pela Rádio Sociedade. O cardápio nos estabelecimentos deve ser físico ou online?

A produção do Dia a Dia News ouviu proprietários de estabelecimentos e o titular do Procon, Maurício de Carvalho.

O proprietário da Churrascaria Boi e Brasa, localizada no Ville Gourmet, André Ongaratto, afirmou que o cardápio físico é o mais solicitado entre os clientes: “Na nossa empresa, temos o QR code e o cardápio físico, mas 99% dos clientes solicitam sempre o cardápio físico. O QR code é muito pouco usado.”

Fábio Matos, conhecido como Fábio “Cara de Urso”, proprietário do restaurante Boteco Bistrô, localizado no bairro São João, ressaltou a eficiência do cardápio físico: “O cardápio físico é eficiente, o cliente tem o item na mão, pode escolher, não depende de um celular para fazer o pedido.”

Fábio também citou a troca de contato entre clientes e garçons: “O garçom pode indicar um prato diferenciado, uma promoção que tem no restaurante. Melhor para o cliente, ter uma atenção melhor.” Fábio acrescentou que o cardápio online funciona bem para o delivery, por ser mais eficiente. Porém, dentro do restaurante, com os clientes e as famílias, o cardápio deve ser físico.

Domingos Corrado Neto, proprietário do restaurante Cantinho da Roça, localizado no bairro Sim, afirmou que o correto é os estabelecimentos terem os dois tipos de cardápio para atender tanto os clientes mais antigos quanto os mais jovens: “Trabalhamos com os dois tipos de cardápio. Entendemos que há pessoas desconectadas, principalmente pessoas mais idosas. Mas os jovens são conectados, então é válido ter os dois.”

Domingos acrescentou a importância do cardápio físico para melhor atender os clientes: “No cardápio digital, a pessoa olha e não é bem detalhado. Pode ocorrer de fazer um pedido errado por falta de instrução, pela falta da presença do garçom ou do mestre explicando como funciona o prato, para quantas pessoas ele serve.” Finalizou.

Antônio Sobrinho Presidente do Sindicato dos Garçons de Feira de Santana, afirmou não ser contra os cardápios online, mas que os estabelecimentos devem manter o cardápio físico, pois o garçom e a garçonete podem atender melhor o cliente: “Um garçom e uma garçonete são o espelho de um restaurante ou de um bom bar. Quando você chega e tem um bom atendimento, é isso que faz a diferença. Então, eles são os vendedores, são quem traz a imagem da casa para o cliente.”

Antônio salientou que o pedido feito por cardápio online pode ter erros, além do cliente ficar mais vulnerável a sofrer golpes: “Pode haver pessoas mal-intencionadas colocando QR code falso, onde podem ter acesso a dados pessoais do cliente”, finalizou.

O titular do Procon, Maurício de Carvalho, explicou que o Procon está preparando uma notificação para bares e restaurantes com orientações para facilitar o acesso à informação para o consumidor. Maurício enfatizou que o consumidor não é obrigado a ter celular: “Uma das nossas orientações é exatamente que os estabelecimentos devem sempre disponibilizar, além do QR code, que é uma tendência moderna, também o cardápio físico, para aqueles que não querem, não se adaptam, ou não têm o momento de estar com o celular. O consumidor deve ter essa opção, sim, assim como deve sempre receber orientação, sempre que possível”, finalizou.

Fonte: Miro Nascimento Escrita: Fernanda Martins Foto divulgação

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