O programa Dia a Dia News desta sexta-feira (7), no quadro Terra e Agro, entrevistou o Doutor Jefferson Bastos, médico veterinário, sobre os esportes equestres do Brasil dando ênfase a vaquejada.
Segundo Jeferson, “o salto, o hipismo, a prova de tambor, a prova de laço, além de cavalgadas e festas de pião comuns no Centro-Oeste” ganharam espaço no universo dos esportes equestres por serem praticados não apenas por membros da aristocracia.
No quesito economia, o entrevistado afirmou ser o cavalo o equino que movimenta muitas cifras para o agronegócio do país:
“O cavalo é o foco que movimenta cifras milionárias. Isso traz para o agronegócio brasileiro, sem dúvida nenhuma, uma grande fatia de rentabilidade.”
Jeferson Bastos ao abordar sobre o esporte vaquejada, relembrou o período de quase proibição do esporte e afirmou a existência de empresas especializadas em movimentar esse mercado. Ele enfatiza que o esporte de vaquejada possui perfil profissional e, por isso, é regido por uma regulamentação que deve ser seguida à risca pelos envolvidos no esporte, principalmente no tratamento oferecido aos animais.
Acerca desse tratamento, Jeferson frisou que, dentre as mudanças no cuidado com os animais, está proibido o uso de chicotes ou tacas, não se utiliza mais esporas e médicos veterinários verificam e atestam as condições de saúde dos animais a fim de autorizar ou não a participação desses equestres na vaquejada.
Como juiz de bem-estar animal filiado pela ABEVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada), Jeferson afirma que:
“Existem regras normativas que quando desrespeitadas pelo profissional, seja ele o vaqueiro, o esteireiro ou o puxador, esse é automaticamente desclassificado.”
No esporte da vaquejada existe também o preparo do solo, a fim de garantir a segurança dos animais, dos competidores e do público.
Jeferson Bastos destacou a grande quantidade de aras em Feira de Santana e salientou que existe uma procura significativa por algum esporte equestre na cidade nesses espaços.
Escrita Por Leticia Linhares com informações de Miro Nascimento