Crônica, por Dom Itamar Vian

O EVANGELHO revela como Jesus atraía pessoas, grupos e multidões, sobretudo pelo seu modo de ensinar.

NOBRE MISSÃO DE EDUCAR

Certa vez perguntaram a um educador: Com que idade deve-se iniciar a educação de um filho? Ele respondeu: “Vinte anos antes de nascer, educando-se a mãe”. Depois da família, a escola é o espaço social mais importante para a vida dos cidadãos. O livro dos provérbios nos indica qual é o melhor caminho que devemos seguir na educação: “Fala com sabedoria e ensina com amor”. (Prov. 31,26).

NESSE tempo, marcado por desigualdades sociais, conflitos, polarizações, cultura do ódio, da violência, da intolerância e do preconceito, o caminho para reencontrar o dialogo, a superação das diferenças, a solidariedade, a amizade social e a paz, é a educação. Os seres humanos são iguais nos direitos, nos deveres e na dignidade. O outro é sempre um irmão, uma irmã, que precisamos acolher, conhecer e respeitar.

EDUCAR não é apenas transmitir conhecimentos ou ensinar uma profissão para abastecer o mercado de trabalho. É formar para a vida e despertar a esperança num futuro melhor. É transmitir valores que deem sentido à vida, tais como: Deus, vida, família, justiça, paz, solidariedade e honestidade. Não são exclusivos e poder-se-á questionar a ordem de precedência. Deles, de alguma forma, derivam outros, também importantes e necessários, como é o cuidado do planeta terra, nossa Casa Comum.

AFIRMA um ditado africano: “É necessário uma aldeia para se educar uma criança”. Na verdade, educar não é um ato isolado, somos todos educadores e educandos. A educação é tarefa da própria pessoa, da família, das Igrejas e de toda a sociedade. Ela deve oferecer ao ser humano condições para que ele se torne cada vez mais sujeito de seus sentimentos, pensamentos e ações. Deve, também, priorizar as dimensões: física, intelectual, moral, espiritual e religiosa.

“A PRINCIPAL meta da educação é criar pessoas que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. A segunda, é formar mentes que estejam em condições de questionar, buscar novas alternativas e não aceitar, passivamente, tudo o que a elas se propõe”. (Jean Piaget). À luz da Bíblia, a educação assume o ser humano como criatura de Deus, chamada a ser Sua colaboradora na obra da Criação.

O EVANGELHO revela como Jesus atraía pessoas, grupos e multidões, sobretudo pelo seu modo de ensinar. Sua presença atenciosa junto às pessoas, caminhando com elas, compreendendo suas fragilidades e alertando diante dos erros, nos apresenta Jesus como o grande Educador e Mestre: A Bíblia nos afirma que Jesus “Ensinava com autoridade” (Mt 7,28-29). Que o Mestre dos mestres, recompense e abençoe todos os professores educadores!

Fonte: Dom Itamar Vian Arcebispo Emérito Foto divulgação

Related posts

Câmara cassa mandato do deputado Chiquinho Brazão

Entidades repudiam publicação de vídeo da intimação de Bolsonaro

CRÔNICA da SEMANA por DOM ITAMAR VIAN