Na tarde de terça-feira (10), ocorreu a reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana, na sede da Secretaria de Saúde. O secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Matos, se reuniu com os vereadores Eli Ribeiro, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), o vice-presidente Jorge Oliveira, além da assessora parlamentar Liamara Bispo, representando o vereador José Marques (Zé Curuca).
Em entrevista ao Dia a Dia News, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Feira de Santana, Lulinha, falou sobre a reunião:

“A reunião foi muito proveitosa, durou mais de duas horas. O secretário respondeu às perguntas de forma satisfatória e apresentou muitos projetos importantes para Feira de Santana, além de responder aos nossos questionamentos sobre hospital, empresas terceirizadas e débitos com os médicos.”
O vereador demonstrou satisfação com as respostas obtidas durante a reunião, principalmente sobre as áreas que serão implementadas em Feira de Santana, como ortopedia e angiologia.
“Foi uma reunião proveitosa, fomos muito bem atendidos, e ele falou claramente sobre o que está acontecendo, o que está sendo feito e o que ainda se espera. Posso dar uma resposta positiva à população de Feira de Santana sobre a saúde, que foi muito cobrada e perguntada.”
Lulinha também elogiou o trabalho realizado pelo secretário de Saúde, Dr. Rodrigo Matos: “Ele é um jovem promissor, fez um bom trabalho no Dom Pedro de Alcântara como provedor. É uma pessoa técnica e está realmente fazendo um bom trabalho. Esperamos que, em breve, a população fique satisfeita e que a gente também fique feliz.”
Sobre sua cobrança ao secretário para cirurgias de hérnia e fimose, Lulinha comentou: “Falamos sobre essas cirurgias. Na área pediátrica, há uma grande dificuldade para uma criança realizar, aqui em Feira de Santana, uma cirurgia de hérnia ou fimose. Só é possível no Hospital da Criança do Estado, e mesmo assim, quando o caso é grave, é quando a criança consegue ser atendida.” finalizou
O secretário Dr. Rodrigo Matos falou sobre a importância de se reunir com os vereadores: “Essa reunião com a Comissão de Saúde foi excelente. Nós, gestores públicos, precisamos ter o comportamento de sempre ampliar a transparência. E essa foi uma oportunidade ímpar de dar satisfação aos vereadores, que representam grupos populares e institucionais de Feira de Santana.”

Dr. Rodrigo ressaltou a importância da casa de parto em Feira de Santana: “A casa de parto é uma estrutura muito importante da prefeitura de Feira de Santana, que recebe de forma humanizada e acolhedora, e sempre tem uma referência, caso precise, e tenha alguma intercorrência, no Hospital da Mulher, que é um hospital extremamente bem estruturado e bem gerido.”
Matos também falou sobre os projetos futuros para a saúde de Feira de Santana: “Foi solicitada a ampliação dos atendimentos especializados. Foi dito aqui que existe o planejamento, neste semestre, para que Feira sonhe com o atendimento ortopédico. Sabemos que, se as pessoas têm problemas de ligamento, elas não conseguem operar aqui em Feira de Santana, e assumimos o compromisso aqui. Foi uma determinação do prefeito José Ronaldo que fizéssemos isso para ampliar o atendimento e oferecer em Feira de Santana esses atendimentos ortopédicos.”
Sobre o pagamento atrasado dos servidores, Matos afirmou que, até o final de fevereiro, 90% dos salários estariam pagos: “Assumimos um cenário muito desafiador e difícil. Trabalhamos muito, e o prefeito José Ronaldo, com muita determinação, priorizou recursos para que as questões fossem equalizadas. Sabemos que não é fácil. Muitas vezes, pessoas que estão três meses com salários atrasados têm que receber em um mês, ou dois. Você pegar um orçamento de três meses e acomodá-lo em um mês é impossível. Mas, com a orientação do prefeito, priorizamos essas questões e, com a determinação de transferência de recursos, priorizando a saúde, conseguimos avançar nisso.”
Rodrigo, na oportunidade, falou sobre as obras do hospital municipal: “Assumimos a gestão com as obras paradas. A gestão atual, a partir do momento em que entendeu que o hospital estava parado, fomos entender qual era o projeto. Considerando que vinte leitos não atenderiam à demanda da população de Feira de Santana. Feira merece uma estrutura mais qualificada que atenda às suas necessidades.”
O secretário afirmou que, dentro de 1 a 2 meses, deve anunciar o que foi decidido sobre o hospital municipal.
Fonte: Fernanda Martins Foto: Fernanda Martins