Início » Motorista de Uber e presidente de Fundação Hospitalar, alimentam animais errantes em Feira de Santana

Motorista de Uber e presidente de Fundação Hospitalar, alimentam animais errantes em Feira de Santana

0 comentários

A reportagem do Dia a Dia News, ao percorrer a cidade de Feira de Santana, notou que há muitos animais errantes, soltos nas ruas. Em contrapartida, existem pessoas que se sensibilizam com essa realidade e ajudam como podem.


Uma dessas pessoas é o motorista de aplicativo Albino Neto que foi flagrado cometendo um gesto de solidariedade a animais em situação de rua na cidade. Em entrevista ao programa Dia a Dia News ele declarou levar sempre em seu carro ração de boa qualidade e água para esses animais.


Albino defende que o cuidado com os animais é um dever de toda pessoa e diz não ser contra as pessoas que não gostam de animais, mas sim àquelas que os maltratam.
“Quando Deus criou a terra, Ele, antes do ser humano, criou os animais e disse para gente cuidar deles. Quando eu vejo um animal passar necessidade como esse que eu acabei de dar comida, me corta o coração.”
Além de alimentar esses animais, Albino Neto cuida há um ano e meio de um cachorro que foi abandonado em sua rua pelos seus antigos donos.

Albino defende que o cuidado com os animais é um dever de toda pessoa


“Eu tenho um animal, já velho. A família foi embora e largou ele na rua. Ele contraiu uma sarna e eu coloquei o nome dele de Guerreiro, porque eu sou guerreiro e ele é um guerreirão.”


O motorista de aplicativo, que circula por diversos bairros, ressaltou que essa realidade é muito comum em praticamente toda a cidade, mas destacou ser no bairro Feira VII, onde ele reside, o local com maior incidência de animais errantes.
Essa boa ação de Albino já foi presenciada por diversas pessoas, dentre elas uma de suas passageiras, que se emocionou com a cena.
“ Um dia eu passei no condomínio com uma passageira e vi uma gata dando mama a cinco bichinhos. Eu parei o carro para alimentar os animais e ela quase chorou.”
Buscando a extinção ou pelo menos a diminuição do abandono e descuido de animais, Albino deixa uma mensagem:
“Quem pega os animais, não abandone, cuide, vá até o fim com eles, porque eles não pediram pra ficar com a gente, fomos nós que escolhemos.”
Como Albino Neto, a presidente da fundação Hospitalar de Feira de Santana Gilbert Lucas também defende a causa animal, desde criança.
‘Há muito tempo atrás, desde pequena, eu sou uma pessoa protetora dos animais.”, afirmou
Para Gilbert, o cuidado com os animais deve ser de todos, por isso dentre muitas ações promovidas por ela em prol dessa causa estão o de distribuir ração aos animais em situação de abandono, auxílio no processo de castração, incentivo a adoção de animais resgatados por ela da rua, além de diferentes formas de apoio à ONGs protetoras de animais.
A proteção de Gilbert Lucas aos animais é tão forte e antiga que ela já chegou a soltar um pássaro da gaiola escondida de seu pai.
“ Eu me lembro de quando eu era pequena e meu pai apareceu com um pássaro numa gaiola. Eu esperei ele sair de perto, abri a gaiola e soltei o pássaro.”, contou

Para Gilbert, o cuidado com os animais deve ser de todos, por isso dentre muitas ações promovidas por ela em prol dessa causa estão o de distribuir ração aos animais em situação de abandono, auxílio no processo de castração, incentivo a adoção de animais resgatados por ela da rua


Diante do engajamento de Albino e de Gilbert em atender aos animais de rua, a reportagem do programa Dia a Dia News conversou com o adestrador Marcelo Azevedo acerca dos cuidados que devem ser tomados pelas pessoas que alimentam esses animais.
Marcelo parabeniza a ação dessas pessoas e afirma que não existem riscos para elas. Porém é importante que elas evitem se aproximar demais do animal, mas caso precisem, que não mantenham certos contatos com ele, principalmente o cachorro. O adestrador explica:
“ O indivíduo tem que ter o cuidado de não colocar a mão na cabeça do animal e de não alisá-lo, porque ele não o reconhece.”

Marcelo parabeniza a ação dessas pessoas e afirma que não existem riscos para elas.


Acerca das doenças relacionadas aos animais errantes, o Dia a Dia News ouviu o veterinário Tiago Zatte que declarou a importância de cuidar desses animais principalmente por se tratar de um agravante para a saúde pública. O veterinário afirmou:
“Temos que lembrar que esses animais podem ser portadores de várias doenças e, às vezes, de forma assintomática (sem apresentar sintoma), eles podem ser fonte de contaminação para outros animais e para o ser humano, transmitindo, por exemplo, a leishmaniose e a raiva.”

Temos que lembrar que esses animais podem ser portadores de várias doenças e, às vezes, de forma assintomática


Tiago Zatte salienta que embora seja um ato de solidariedade aos animais, as pessoas que buscam cuidar deles precisam levar em consideração as doenças zoonóticas (transmissíveis do animal para o ser humano) a fim de não contrair nenhuma delas.

Após a veiculação desta matéria, a produção do Dia a Dia News foi informada sobre a existência de muitas pessoas que fazem este tipo de ação em Feira de Santana,

Escrita Por Léticia Linhares com informações de Miro Nascimento

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital