Início » Cardiologista adverte sobre os perigos do uso da tadalafina para fins de exercícios físicos

Cardiologista adverte sobre os perigos do uso da tadalafina para fins de exercícios físicos

0 comentários

Um levantamento feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a pedido da BBC News Brasil, revela que foram vendidas 21,4 milhões de caixas de tadalafila no país em 2020. Três anos depois, esse número havia subido para 47,2 milhões. No primeiro semestre de 2024 (o dado mais recente disponível), 31,1 milhões de caixas da medicação foram comercializadas (Fonte: G1 Globo).

O médico cardiologista André Almeida, em entrevista ao programa Dia a Dia News, falou sobre os riscos do uso desse medicamento e da prática de exercícios. André explicou que a tadalafila é um medicamento vasodilatador, que dilata os vasos do organismo e aumenta o fluxo sanguíneo. Logo, ela é usada para melhorar a ereção do pênis. “Ela dilata os vasos do pênis, fazendo com que chegue mais sangue aos corpos cavernosos, que são as estruturas responsáveis pela ereção. A dilatação dos vasos nos corpos cavernosos permite que chegue mais sangue e facilite a ereção. Só deve ser usada sob orientação médica”, afirmou.


Em relação ao uso da tadalafila na atividade física, o médico ressaltou que a tadalafila, além de dilatar os vasos do pênis, dilata também os vasos dos músculos, fazendo com que mais sangue chegue aos músculos. A partir disso, surge a hipótese de que ela poderia melhorar a performance na prática de exercícios físicos.

“Mas eu digo para vocês: não existe nenhum estudo científico bem feito que comprove o benefício da tadalafila no desempenho físico durante a atividade física, seja aeróbica ou anaeróbica. Não há nada que prove o seu benefício”, alertou o médico.

André ressaltou os riscos que o uso constante de tadalafila pode trazer à saúde: “queda de cabelo, queda acentuada da pressão arterial, aumentando o risco de complicações cardíacas, dor no peito, que pode ser a suspeita de um infarto ou de uma isquemia.”

“A tadalafila tem uma duração de efeito de aproximadamente 36 horas. Se você usa às 20h, seja para a prática de atividade física (o que não deve ser feito), ou para melhorar a ereção do pênis, ela continua fazendo efeito até 36 horas depois. Então, na noite seguinte, ela ainda estará fazendo efeito e termina na manhã do dia seguinte”, afirmou o médico.

Em relação à atividade física, não há comprovação científica que permita ou autorize o uso da tadalafila para melhorar o desempenho físico. Isso não deve ser feito. O que se deve fazer na atividade física é manter uma boa hidratação, alimentação adequada, roupas leves e sempre procurar o seu médico cardiologista antes de começar a praticar atividade física. O uso da tadalafila não é recomendado”, finalizou o médico.”

Fonte: Miro Nascimento Escrita: Fernanda Martins Foto: BBC News

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital