Início » PM-BA comemora 200 anos e planeja novos avanços para o futuro da Segurança Pública

PM-BA comemora 200 anos e planeja novos avanços para o futuro da Segurança Pública

0 comentários

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) celebrou, nesta segunda-feira (17), 200 anos de história. A comemoração, que ocorreu no 1° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) da PMBA, teve início com uma cerimônia especial, presidida pelo comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), Coronel Lopes.

“A instituição nasceu com o objetivo de manter a ordem, proteger vidas e servir ao povo baiano. Neste momento de solenidade, honra e reflexão, é imprescindível lembrar daqueles que nos antecederam, homens e mulheres que, ao longo de dois séculos, dedicaram suas vidas à segurança da nossa sociedade. Não podemos esquecer dos nossos heróis, aqueles que tombaram no cumprimento do dever. Suas memórias permanecem vivas em nossos corações e servem de inspiração para que continuemos firmes na missão de proteger e servir”, disse Lopes em seu discurso.

A cerimônia contou com a presença do coordenador da Polícia Civil da Bahia, delegado Ivys Correia; Cristiana Franca, diretora do Hospital Cleriston Andrade; a coordenadora da Câmara da Mulher, Leidiene Queiroz; o deputado federal Zé Neto; e o coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia e secretário municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Luziel Andrade.

A cerimônia contou com a presença do coordenador da Polícia Civil da Bahia, delegado Ivys Correia; Cristiana Franca, diretora do Hospital Cleriston Andrade; a coordenadora da Câmara da Mulher, Leidiene Queiroz; o deputado federal Zé Neto; e o coronel da reserva da Polícia Militar da Bahia e secretário municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Luziel Andrade.

A reportagem do programa Dia a Dia News acompanhou o evento e entrevistou o comandante do CPRL, Coronel Lopes. “A Polícia Militar, desde a sua formação em 1825, sempre teve como lema proteger e servir à sociedade baiana. Esse é o grande legado que os nossos antecessores nos deixaram, e nós estamos aprimorando a cada ano que passa, com mais investimentos. Esse legado de proteger e servir vai perdurar por mais 300 anos”, afirmou o Coronel Lopes sobre o legado deixado pelos seus antecessores.

comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), Coronel Lopes.

O coronel também falou sobre os desafios da Polícia Militar ao longo desses 200 anos: “O maior desafio é crescer junto com a população. O que era certo no passado hoje pode ser errado. A Polícia Militar cresceu com a sociedade, tentando acompanhar a modernidade da população baiana.”

Sobre os investimentos feitos em 2024 e os planejados para 2025, o coronel destacou que, durante os dois anos de governo do Coronel Cotinho e do governador Jerônimo, a PMBA teve grandes avanços, como a aquisição de viaturas blindadas, semiblindadas e armamentos de primeira geração. “Recebemos quase 2.300 armamentos portáteis, fuzis israelenses de primeira linha. Nossas pistolas são Glocks, que são as melhores. Adquirimos mais de 17 mil coletes à prova de balas. Esses são os investimentos dos nossos quartéis nesses dois anos”, afirmou.

Sobre a violência em Feira de Santana, o coronel afirmou que o problema não é exclusivo da cidade, mas é uma realidade em todo o Brasil e no mundo, onde crianças de 12 a 13 anos estão envolvidas no crime. “Onde essas crianças deveriam estar? Nas escolas. Estamos combatendo esse crime a cada dia que passa, reduzindo a criminalidade. Entramos agora em 2025, mas se compararmos os meses de fevereiro de 2024 e 2025, vemos uma redução de cerca de 60 a 70%”, concluiu.

Fonte: Fernanda Martins Foto: Fernanda Martins

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital