Carnaval de Salvador 2025; Turistas e vendedores ambulantes se preparam para a festa

Pelourinho, bairro histórico e turístico no Centro Histórico de Salvador, onde ficam a sede do Olodum, o Museu Jorge Amado, e que oferece lazer, cultura, arte e diversão, sendo um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana

O Carnaval de Salvador 2025 terá início no próximo dia 27 de fevereiro e vai até o dia 4 de março. Porém, a cidade já recebe um grande número de turistas para curtir o evento, que é reconhecido como um dos maiores do mundo.

A reportagem do programa Dia a Dia News esteve presente no Pelourinho, bairro histórico e turístico no Centro Histórico de Salvador, onde ficam a sede do Olodum, o Museu Jorge Amado, e que oferece lazer, cultura, arte e diversão, sendo um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana.

Lucinalva Azevedo e Dalton Almeida, vendedores ambulantes de colares artesanais no Pelourinho, falaram sobre o movimento durante o Carnaval.

“O movimento tá bom, colocamos um precinho bom para agradar o turista, queremos também vender”, disse Lucinalva.

“No começo é meio puxado, meio cansativo, mas depois pega o ritmo e Deus abençoa”, relatou Dalton, que vende colares em frente à Igreja do Rosário dos Pretos há 30 anos.

Lucinalva Azevedo e Dalton Almeida

Sobre os valores dos colares e a expectativa das vendas neste período de Carnaval, Dalton respondeu: “Cada um tem seu preço. Tem de 20, de 10, de 15, de 30… são vários preços. A expectativa é bombar com certeza. Tá bem organizado esse ano, esse Carnaval de Salvador.”

“No começo é meio puxado, meio cansativo, mas depois pega o ritmo e Deus abençoa”, relatou Dalton, que vende colares em frente à Igreja do Rosário dos Pretos há 30 anos.

Sarah Pontes, turista de Santa Catarina, falou sobre escolher Salvador para passar o Carnaval: “É um dos maiores carnavais do Brasil, então é a oportunidade de conhecer mais da nossa cultura. Moramos muito longe e viajar dentro do Brasil é muito difícil. Então, foi uma oportunidade que encontrei de vir e conhecer essa parte do Brasil.”

Gianmarco Buzzeiro, italiano e namorado de Sarah, falou sobre sua primeira experiência na capital baiana: “É muito colorido, eu gosto. É diferente do nosso. Por exemplo, o da Veneza tem muitas máscaras, aqui é muito mais colorido, se dança mais. É completamente outra cultura, é diferente, interessante. A energia do baiano é diferente.”

Sarah Pontes Lisboa e Gianmarco Buzzeiro

Vilma Ramos e Elza Ramos, da cidade de Bom Jesus da Lapa, falaram que vieram a Salvador para um procedimento estético e aproveitaram a oportunidade para curtir o Carnaval. “Eu tenho um procedimento estético para fazer, então eu já aproveitei o feriado do Carnaval para aproveitar um pouquinho o dia, a festa, e aí já fazer o que eu tenho que fazer e pegar aquela folga do feriado da recuperação”, relatou Vilma.

Questionada sobre a escolha de Salvador para fazer o procedimento estético, Vilma respondeu: “Salvador para a gente é referência, é a capital do nosso estado, e dentro dos profissionais que eu pesquisei, dentro das referências e das indicações.”

Vilma Ramos e Elza Ramos

Elza relatou ser a primeira vez em Salvador: “Estou encantada, linda a cidade. Estou amando. Muito receptiva, acolhedora, muito bom.”

Com informações da estagiária Fernanda Martins Fotos: Fernanda Martins

Related posts

Governo do Estado propõe reajuste de 13,63% até 2026 para profissionais da saúde

8ª Coorpin de Teixeira de Freitas realiza palestra de capacitação para novos soldados da PMBA

OAB Feira realiza “café com a advocacia do interior” na Comarca de Alto Alegre nesta sexta (25)