Serviço de Declaração de Óbitos registra média diária de oito solicitações

Familiares ou responsáveis por pessoas que apresentam sinais de falecimento na residência podem acionar o Serviço de Declaração de Óbito (SDO ), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Sete médicos que atuam em esquema de plantão integram a equipe, coordenada pelo setor de Divisão Médica.

Com média diária de oito solicitações, o serviço funciona durante toda a semana, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18 horas. Atende a sede do município e distritos.

Ainda, a prestação do serviço pode ser viabilizada através das policlínicas e UPAS (Unidades de Pronto – Atendimento), que acionam a equipe plantonista do SDO aos finais de semana e feriados.

“O médico que está no plantão se dirige à policlínica ou UPA e acompanhado do familiar vai até a residência para constatar o falecimento e emitir a Declaração de Óbito. Com o documento em mãos, o familiar ou responsável pode ir ao cartório onde serão emitidas a Certidão de Óbito e a Guia de Sepultamento”, afirma a médica coordenadora do serviço, Cecília de Lima.

Quando a pessoa que apresenta sinais de falecimento é acompanhada em uma das unidades Básicas de Saúde ou de Saúde da Família a solicitação pode ser feita, de segunda a sexta-feira, nestes equipamentos municipais.

Para maiores informações, os cidadãos podem entrar contato com a Divisão Médica através do telefone (75) 3617–3125.

Fonte e foto: SECOM

Related posts

Personalidade, reflexões e ensinamentos do Papa Francisco por Frei Jorge Rocha

INSS: seis milhões de aposentados e pensionistas foram lesados com esquema de descontos indevidos

World Creativity Day movimenta Feira de Santana com oficinas, arte e inovação