CRÔNICA da SEMANA por DOM ITAMAR VIAN

Não existe povo que não tenha festas. Elas retratam uma cultura de uma Nação.

DIREITO DE FESTEJAR

Festejar faz parte da natureza, e a primavera é a maior demonstração dessa realidade. A festa é, principalmente, uma necessidade do ser humano, de grupos e de comunidades. Não existe povo que não tenha festas. Elas retratam uma cultura de uma Nação. As festas tradicionais fazem parte de uma herança religiosa e cultural que sempre devemos valorizar. Jesus também participava de festas. Um exemplo disso são as bodas em Caná da Galiléia.

A PESSOA humana, envolvida em muitos compromissos, medos e preocupações, tem o direito de festejar e viver com alegria. Hoje, uma das observações feitas por psicólogos, refere-se ao roubo da alegria de viver, que parece ser um dos mais sérios prejuízos à convivência humana. Por que andamos tão sérios, estressados, com rostos fechados, de mau humor, nervosos e criticando a todos? O que nos rouba a alegria de viver?

NÃO SOMOS somente razão, trabalho ou, um corpo mecânico. Nossa vida implica em muitos compromissos e sofrimentos, porém, não podemos deixar de dar a devida importância ao direito de festejar. A dimensão festiva é um direito da vida humana e deve acontecer, com dignidade e respeito, em todas as circunstâncias. A alegria é sempre contagiante e possibilita a capacidade de aproximar pessoas.

SE EXISTE o direito à festa, também existe, o jeito certo de fazê-la acontecer. Os organizadores criam rituais, enfeitam espaços, contratam bandas e artistas e planejam os mínimos detalhes para agradar os convidados. Por outro lado, há também festas espontâneas, onde ninguém é dono delas. Um exemplo típico, são as torcidas de times de futebol e outros esportes, quando o time vitorioso se encarrega de promover a festa.

CONFORME o pensar bíblico, a festa não é só uma ocasião de descanso para retomar o trabalho com novo entusiasmo e eficácia. É, também, um alegre encontro de famílias e comunidades para agradecer a Deus pela vida, saúde, família, alimentos e colheitas (Dt 5,3ss). A Bíblia não deixa de apontar os perigos para os exageros de bebidas e outros abusos que prejudicam a saúde e ofendem a Deus (Nm 25,1ss).

DIVERSAS passagens bíblicas falam em festa e alegria: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl. 102,2); “A esperança dos justos é alegria” (Pr. 10,28); “Para que vossa alegria seja completa” (1 Jo. 1,4); “A vossa alegria ninguém poderá tirar” (Jo. 16,22); “Tomavam suas refeições com alegria” (At. 2,45); “A minha alegria é também a vossa” (2 Cor. 9,7). “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito alegrai-vos” (Fl 4, 4).

Dom Itamar Vian

Related posts

Câmara cassa mandato do deputado Chiquinho Brazão

Entidades repudiam publicação de vídeo da intimação de Bolsonaro

DPU quer alternativas para vulneráveis participarem dos cursos do CNU