Lançado nesta quinta-feira (27), na Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda, o programa “Novos Caminhos da Educação” surge com o objetivo de impulsionar a alfabetização na idade adequada. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O ato conduzido pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, acompanhado do secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, é o primeiro passo dado pela gestão para reduzir a distorção entre a idade e a série dos alunos do 1º ao 5º ano da Educação Municipal.
Pablo Roberto destacou que a data escolhida para o lançamento se trata do Dia do Livro Didático, momento ideal para a entrega dos cadernos de Língua Portuguesa e Matemática – serão três para cada aluno, totalizando 260 mil ao longo do ano.
“Com estes cadernos é possível desenvolver as habilidades exigidas para cada série. São aplicadas avaliações para identificar o potencial de cada aluno e as fragilidades, individualmente, para melhorar o desempenho. Estamos seguindo o exemplo das cidades que conseguiram reverter o cenário e aumentar os índices de qualidade do ensino e da alfabetização. Esse processo também envolve a família e a comunidade escolar, pois a escola não pode fazer este trabalho sozinha”, pontuou.
A articuladora do programa Novos Caminhos da Educação, Keila Braga, reforçou que estes cadernos são ferramentas que visam fortalecer o trabalho do professor em sala de aula e qualificar as aprendizagens dos alunos.
“O programa promove também a formação dos professores, gestores e coordenadores, garantindo que todos os envolvidos no processo educacional estejam preparados para enfrentar os desafios da educação básica. Teremos ainda a composição de uma equipe de formadores e outra equipe de técnicos de acompanhamento. Esses profissionais terão um papel fundamental na implementação e no acompanhamento das estratégias de ensino”, explica.
A todo momento, os estudantes permaneceram atentos a cada frase dita. O prefeito então desafiou a citarem três palavras reproduzidas durante a apresentação do programa. Em coro, as crianças mencionaram: educação, aprendizado e alfabetização, que resumem a síntese do programa.
“Estamos iniciando hoje um passo importante para transformar a educação em Feira de Santana, garantindo que nossas crianças tenham a alfabetização no tempo certo e o aprendizado necessário para um futuro promissor. Este é um compromisso da nossa gestão com o futuro das nossas crianças e com a melhoria contínua do ensino no município”, assegurou José Ronaldo de Carvalho.
A reportagem do Programa Dia a Dia News conversou com mães de alunos, funcionários e com a diretora da escola Eurides Franco de Lacerda e elas relataram as suas expectativas com o programa “Novos Caminhos da Educação”.
” Como meu filho tá em idade de alfabetização, eu acho importante esse programa porque vai ajudar ele”, afirmou Lucilene Barbosa, mãe de aluno do 2º ano.
Para Letícia Brito, mãe de aluna do 3º ano, ” o programa Novos Caminhos é muito importante para as crianças da escola e de outras. Vai ajudar minha filha e outras crianças também “.
Alba Carvalho, funcionária da unidade, ressaltou que a educação municipal teve, além do lançamento desse programa, “avanços na qualidade dos professores [o carisma, a educação e apoio aos alunos] e também na estrutura física de muitas escolas, incluindo a Eurides”.
Expressando ser “especial para a escola e para a comunidade e uma honra poder sediar o lançamento do programa Novos Caminhos da Educação”, a gestora da Eurides Franco, Gleice Anne Assis, destacou a importância das ações vinculadas ao programa lançado hoje: ” almejamos que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e, para além disso, garantir as aprendizagens referentes às competências que são necessárias para os anos iniciais. Então a gente está muito feliz e sabe que vai dar muito certo”, pontuou.
Estiveram presentes no evento os secretários municipais Joilton Freitas (Comunicação Social), Cristiano Lôbo (Cultura, Esporte e Lazer), além do vereador Lulinha e autoridades da Educação Municipal.
Fonte: SECOM/ Dia a Dia News Foto: Letícia Linhares