Com uma história inspiradora, Neinha Bastos, secretária da Mulher, contou no programa Dia a Dia News a sua trajetória de vida e a sua incessante busca em defesa de quem mais precisa e, principalmente, em defesa das mulheres.
Duas vezes vereadora de Feira de Santana, Neinha foi nomeada pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil) para chefiar a Secretaria da Mulher, posto que era assumido interinamente por Gerusa Sampaio.
Vinda da zona rural de Bomfim de Feira, a secretária narrou que já trabalhou de enxada na fazenda Conceição, onde morava. Ao ver pela primeira vez um alicate de unha, Neinha se interessou pelo instrumento e começou a trabalhar como manicure.
“ Eu tinha uma professora, a Professora Suede, que saía para dar aula lá. Ela me disse pra que servia o alicate, daí eu decidi que queria ser manicure sem ninguém me ensinar. Hoje eu vejo que, naquela época, eu fui podóloga e já fazia unha como ninguém. Eu tinha 60 clientes por semana e criei meus filhos como manicure”, afirmou.
Após a carreira de manicure, Neinha se tornou técnica de enfermagem por perceber a necessidade da área e por ter vontade de ajudar o próximo. Na saúde, ela atuou como coordenadora em divisão médica no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e também na Santa Casa de Misericórdia, comumente ‘chamada’ de Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA).
A paixão e atuação na saúde têm nomes que Neinha fez questão de recordar:
“Quando eu soube da falta de maca, de cama, porque a demanda era muito alta no Clériston Andrade, eu falei que um dia iria trabalhar naquele hospital. No dia que eu assumi o meu cargo lá, eu agradeci ao meu vereador Humberto Cedraz e ao doutor Jairo Carneiro, que me deram a oportunidade de chegar ao HGCA. Agradeci também à doutora Márcia Sueli D’Amaral, uma médica que me deu oportunidade de trabalhar ao lado dela. Ali trabalhei muitos anos, fiz a diferença e deixei o marco da minha história com bagagem de conhecimento de saúde, porque eu sou apaixonada”.
Neinha Bastos contou que, além da área da saúde, também é formada em Assistência Social e no curso aprendeu ainda mais que o “ direito do povo deve ser respeitado, a lei deve ser cumprida” e afirmou que durante os quatro anos em que não estava em nenhum cargo, continuou a ajudar as pessoas em sua comunidade, agindo com responsabilidade e humanidade.
Na política, a secretária afirmou que sua grande inspiração foi o seu avô, Atanásio Teixeira Bastos, que “ pegava ônibus da Transul pra fazer comício no meio do mato, com o povo”, ressaltou a secretaria.
Neinha conseguiu se destacar na política local, exercendo dois mandatos como vereadora e concorrendo nas eleições municipais de 2024 ao mesmo cargo. Eleita no mês de fevereiro para representar a secretaria municipal de Políticas para Mulheres, ela mencionou sua alegria com a nomeação e destacou:
“ A gente realiza um trabalho de apoio e proteção a mulheres que muitas vezes não é visto publicamente”.
Como secretaria municipal das mulheres, Neinha Bastos ressaltou a importância de restaurar a autoestima e valorizar aquelas que se sentem quebradas ou desvalorizadas. Como mulher e mãe, ela deixou um conselho:
“ Você tem o seu espaço, mulher. Você não pode ficar presa num casamento só porque é conveniente a você. Como mãe, você é como uma leoa parida para defender aquele que saiu de dentro de você”.
Para as mulheres que vivem algum tipo de opressão e violência, Neinha salientou:
“Se você precisa de ajuda, vá em busca de alguém que possa lhe ajudar. Você pode sair desse lugar que te deixa triste e chorosa. E um dos caminhos é buscar Deus”, finalizou.
Escrita: Letícia Linhares Fonte: Miro Nascimento Foto: Divulgação