Início » Em visita à cidade para participar de eventos no Centro de Convenções, governador Jerônimo Rodrigues afirmou apoiar à Micareta de Feira de Santana

Em visita à cidade para participar de eventos no Centro de Convenções, governador Jerônimo Rodrigues afirmou apoiar à Micareta de Feira de Santana

0 comentários

O Governo do Estado promove o MOVE – Agroindústria Familiar da Bahia, um evento que reúne especialistas, autoridades e técnicos do setor. Realizado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com um investimento de R$ 550 mil, o evento acontece nos dias 13 e 14 de março no Centro de Convenções de Feira de Santana.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve presente no evento na noite de quarta-feira (12) e durante sua fala, anunciou investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões para as agroindústrias do estado.

“Durante esses 17 anos, apoiamos unidades que precisavam de algum tipo de aporte, seja para a estrutura física, aquisição de equipamentos, contratação de mão de obra, comercialização ou certificação. Também investimos em estradas. Hoje, chegamos a um grau de maturidade em que a grande maioria dessas cooperativas já possui algum produto no mercado”, destacou o governador.

Jerônimo afirmou que a intenção desse movimento é impulsionar a agroindustrialização do estado da Bahia, que ainda enfrenta desafios nesse setor. Ele ressaltou que em muitos lugares o trabalho braçal ainda é predominante, como nas atividades de colheita, plantio e manejo de animais.

“Nós sabemos que esse setor tem grande potencial. O mercado cada dia mais exige produtos de qualidade, menos agressivos ao meio ambiente e que respeitem as condições de trabalho das pessoas. Todos nós aqui temos alguma experiência com a zona rural, sabemos das dificuldades que nossos antepassados enfrentaram. O diferencial desse projeto é pensar no conjunto, não apenas na produção”, acrescentou.

Aproveitando a oportunidade, Jerônimo fez um apelo para que as pessoas deixem de lado as divergências político-partidárias e se unam no fortalecimento das cooperativas, mesmo que elas ainda dependam do apoio das prefeituras.

“O presidente Lula pediu aos governadores que avaliem a possibilidade de reduzir o ICMS sobre os produtos da cesta básica, quando ainda há incidência desse imposto, para aliviar o custo para a população”, afirmou.

Em conversa com o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, o governador mencionou que o gestor garantiu a construção de um hospital municipal para atender à população.

“Eu quero me dedicar a essa pauta do Hospital Municipal. Ainda não sei o tamanho do projeto nem o número de leitos que estão sendo planejados. Ofereci um terreno, mas ele mencionou que tem outra opção melhor. Estou sendo transparente aqui, pois essa é uma conversa pública entre um prefeito e um governador. Eu me comprometo a investir recursos do estado na obra e, se necessário, na compra de equipamentos. Depois que o hospital estiver funcionando, o governo estadual vai contratualizar serviços e repassar recursos para garantir sua operação”, afirmou Jerônimo.
Sobre a Micareta de Feira, Jerônimo disse que iria avaliar a situação e analisar o que pode ser feito, mas garantiu que ajudaria a trazer duas ou três boas atrações, além de oferecer suporte na área de segurança, câmeras de monitoramento e saúde.

“Vamos organizar a infraestrutura, incluindo banheiros para os ambulantes. Aqui é diferente, pois muitas pessoas podem ir para casa, mas, para aqueles que precisarem, vamos dialogar e encontrar soluções. Farei isso em parceria com o prefeito Zé Ronaldo”, afirmou.
Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações de Miro Nascimento. Foto: Fernanda Martins.

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital