O Secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP), Justiniano França, em entrevista ao programa Dia a Dia News, falou sobre o descarte irregular de lixo e sobre o programa Bota Fora, um serviço da Prefeitura de Feira de Santana que recolhe materiais inservíveis, como móveis velhos, madeiras e eletrônicos. O serviço é realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP).
Justiniano relembrou que, no mês de fevereiro, quando ocorreu a vacinação contra a dengue em bairros da cidade, foram recolhidas 42 toneladas desses materiais.
O trabalho de recolhimento foi realizado nos bairros Rua Nova, Queimadinha, Campo Limpo, Liberdade, Parque Ipê e Mangabeira.
“Avisamos a comunidade e fizemos esse recolhimento. Se assim não fizéssemos, com certeza esses materiais estariam espalhados por vários locais. Então, se uma pessoa de baixo poder aquisitivo, que não pode fazer esse descarte, entrar em contato pelo aplicativo Fala Feira ou pelo telefone 156, poderá marcar um dia para realizarmos o recolhimento”, disse o secretário.
Entre os materiais recolhidos, Justiniano afirmou haver sucata de geladeiras e fogões, sofás, guarda-roupas, camas e madeiras.
O trabalho de recolhimento de materiais inservíveis está sendo realizado neste mês de março nos bairros Serraria Brasil, Santa Mônica, Feira IX, Monte Pascoal e Morada Tropical.
“Estamos promovendo o mutirão de limpeza e também o recolhimento de bens inservíveis. Estamos anunciando nas rádios e contamos com orientadores que passam de casa em casa informando a comunidade sobre o dia do recolhimento”, salientou o secretário.
Justiniano ressaltou que os caminhões de coleta de lixo só podem retirar resíduos orgânicos. Em casos de materiais inservíveis, os moradores devem entrar em contato com o Fala Feira pelo telefone 156.
Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações de Miro Nascimento. Foto: Jorge Magalhães