O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Feira de Santana, Silvaney dos Santos Araújo, em entrevista ao programa Dia a Dia News, falou sobre as horas de trator e a aração de terra para os produtores rurais do município.
Silvaney afirmou que havia uma licitação para a compra de sementes desde o ano passado, mas que o processo não foi conduzido corretamente e precisou ser cancelado. Antes disso, uma licitação já existente foi revogada para autorizar uma nova.
“Foi necessário refazer todo esse processo. Essa nova licitação já foi publicada e, até sexta-feira, será divulgada a dispensa para a compra das sementes. Paralelamente, na próxima semana, vamos liberar os tratores para iniciar a aração da terra, preparando o solo para as chuvas”, afirmou.
O secretário destacou que, na próxima semana, visitará associações para planejar o início do uso dos tratores na aração das terras.
“Estamos planejando atender entre dez mil e quinze mil famílias em Feira de Santana. A distribuição será feita por meio das associações, com uma média de três a cinco litros de sementes , sendo cinco de feijão e três de milho , para que os agricultores possam plantar. Com fé em Deus, estaremos prontos assim que as chuvas começarem”, ressaltou.
Em relação aos tratores, Silvaney explicou que concentrou esforços na qualificação e recuperação de quatro máquinas da secretaria, que já estão prontas para iniciar os trabalhos. Por esse motivo, está realizando visitas às associações para organizar a distribuição.
“Estamos contratando 24 tratores, que serão distribuídos em três pontos estratégicos, ficando disponíveis para as associações por um ou dois meses, conforme a necessidade. Nossa equipe estará pronta para atender às demandas assim que começar a chover”, afirmou.
Sobre os critérios para atender as associações, o secretário explicou que desde fevereiro está sendo feito um levantamento detalhado das demandas de cada uma.
“Vamos disponibilizar o trator, o combustível e o serviço. Contamos com as associações para acompanhar e fiscalizar o processo, garantindo que tudo seja organizado da melhor forma possível”, finalizou.
Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações de Miro Nascimento. Foto: Fernanda Martins.