Um projeto de lei, de autoria do deputado Alan Sanches (UB), prevê a criação do Dia do Cuidador do Idoso. Conforme consta no PL, a mencionada homenagem deverá ser celebrade no dia 2 de outubro. De acordo com o parlamentar, cuidar de um idoso em domicílio acompanhar as demandas diárias, torna a atividade de cuidador de idoso árdua, por ser a junção de tarefas repetitivas e consideradas cansativas, na maioria das vezes requerendo um esforço físico do cuidador e ultrapassando os seus limites.
Segundo Sanches, já existe na legislação brasileira através do seu Código Brasileiro de Ocupações (CBO), a inclusão dessa atividade profissional de proteção e cuidados para com indivíduo em idade avançada, entretanto, necessita que esse profissional determinado pela legislação como Cuidador do Idoso, possua capacitação para a realização das tarefas protecionistas à saúde do familiar considerado como idoso e com dificuldades inerentes à velhice.
O cuidador do idoso profissional deverá possuir prioritariamente o curso médio completo, bem como formação voltada para os ensinamentos e nos cuidados médicos, higiene, passeios e lazer, mesmo porque, no curso da vida de um idoso com limitações na saúde motora, a prática de possíveis exercícios de natureza física e na administração medicamentosa o que torna essa atividade de suma importância no seio das famílias com idosos, tornando a vida das pessoas dessa faixa de idade longínquas e saudáveis.
“O presente projeto de lei visa proteger e valorizar esses profissionais os quais no curso de suas atividades tão importantes, não tem tido uma visibilidade que deveriam ter”, frisou.
FONTE: ALBA