‘Terra Protegida’: MPBA realizará 120 audiências em Itaberaba com proprietários rurais

Estão previstos acordos para reparação de danos ambientais causados por desmatamento ilegal

O Ministério Público da Bahia está, entre esta segunda-feira, dia 17, e sexta-feira, dia 21, na região do médio Paraguaçu com ações concentradas do projeto ‘Terra Protegida’ contra o desmatamento ilegal. Em uma atuação conjunta entre promotores de Justiça e servidores do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), serão realizadas 120 audiências por quatro promotores de Justiça na Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente de Itaberaba durante a semana.

O objetivo é firmar acordos para reparação de danos ambientais causados pelo desmatamento ilegal e promover a regularização ambiental dos imóveis rurais. Conforme dados mapeados pelo MPBA, a região de Itaberaba contém cerca de 18 mil hectares de área desmatada. Segundo o Coordenador do CEAMA, Augusto César Carvalho de Matos, trata-se de mais uma importante etapa do projeto, que “representa uma nova proposta de atuação para o combate aos desmatamentos e alterações climáticas na Bahia”.

Resultados

O projeto ‘Terra Protegida’ tem mostrado resultados significativos desde seu lançamento, no final do ano passado. Na primeira etapa, realizada em outubro de 2024 na região de Juazeiro, o MPBA arrecadou mais de R$ 400 mil em indenizações, que foram destinados a medidas de preservação e recuperação ambiental. Além disso, 26 Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) foram firmados, o que resultou na criação de 26 Reservas Particulares de Proteção Natural, abrangendo 488,48 hectares de áreas protegidas.

Já na segunda etapa, em Irecê, o projeto levou à assinatura de 30 TACs, garantindo a criação de 29 novas Reservas Particulares do Patrimônio Natural, que representam 475,8 hectares de preservação vegetal, o equivalente a cerca de 670 campos de futebol. Esse esforço gerou mais de R$ 200 mil em indenizações, também destinadas à preservação e recuperação ambiental. Esses números demonstram o impacto positivo do projeto para a proteção dos recursos naturais da Bahia, que é o terceiro estado com maior índice de desmatamento no Brasil, atrás apenas de Pará e Maranhão.

Painel Interativo

A população pode acompanhar todo o andamento das ações do projeto pelo do site oficial (link do site: terraprotegida.mpba.mp.br), onde estão disponíveis informações sobre o uso da terra e as medidas adotadas para a recuperação ambiental, incluindo um painel interativo que permite visualizar as áreas monitoradas e os resultados alcançados.

Com o uso de tecnologias avançadas, como geotecnologias e Inteligência Artificial, o ‘Terra Protegida’ monitora as áreas de desmatamento e realiza o controle das irregularidades ambientais. A plataforma MapBiomas, que fornece dados detalhados sobre desmatamento, é uma das principais ferramentas utilizadas pelo MPBA para identificar as áreas mais críticas

Fonte:MPBA Foto divulgação

Related posts

Câmara cassa mandato do deputado Chiquinho Brazão

Entidades repudiam publicação de vídeo da intimação de Bolsonaro

DPU quer alternativas para vulneráveis participarem dos cursos do CNU