Feira de Santana foi palco, nesta quarta-feira (19), de um dos eventos mais relevantes para o setor produtivo da Bahia: o Congresso Cenários e Tendências 2025 – Comércio, Indústria e Serviços. Realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana, o congresso reuniu um público expressivo de cerca de mil participantes, que acompanharam uma programação intensa de palestras e painéis com grandes nomes do mercado, no Brasil. Do início ao fim, a plateia permaneceu lotada, demonstrando o interesse e a importância dos debates promovidos.
O evento foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL-Feira), com o apoio das entidades representativas do setor e o patrocínio do Sebrae, Cielo, Prefeitura de Feira de Santana e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).
Entre as presenças de destaque, estiveram o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o vice-governador, Geraldo Júnior, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, o deputado federal, José Neto, o secretário da SDE, Angelo Almeida, além de líderes empresariais, como o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Pedro Failla; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes; e o presidente da Federação das Associações Comerciais Empresariais da Bahia (Faceb), Cloves Cedraz. Também participaram diversos secretários municipais, vereadores e representantes de entidades do comércio de toda a Bahia.
Palestras e debates de alto nível
O congresso trouxe uma programação robusta, com temas que impactam diretamente os negócios e o desenvolvimento econômico da região. Além do teatro principal, com 665 lugares ocupados, as pessoas acompanharam as palestras em uma sala anexa, para cerca de 300 participantes.
Entre os destaques estavam: “O que a NRF mostrou e provoca sobre o varejo global, nacional e local”, com o fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem Marcos Gouvêa, trazendo insights da maior feira de varejo do mundo; “O papel dos meios de pagamentos no futuro do varejo”, com Marília Prado, superintendente executiva comercial da Cielo; e um painel sobre a importância do associativismo, com Antonie Tawil (FCDL-BA), Cloves Cedraz (Faceb) e Kelsor Fernandes (Fecomércio-BA).
Na programação da tarde, as palestras: “A Tecnologia e os Negócios do Futuro”, com o economista Francisco Saboya, destacando inovações para o setor produtivo; “O papel do Sebrae na Micro e Pequena Empresa”, com gerente regional da instituição em Feira, com Isailton Reis; “Reforma Trabalhista: Compreensão, Efeitos e Impactos no Seu Negócio”, com Luziane Farias, juíza da 37ª Vara do Trabalho da Bahia; além de painel sobre os impactos da Reforma Tributária nas empresas, com os advogados Lilian Ribeiro e Genivaldo Oliveira e as “Ações do Governo do Estado e Seus Reflexos na Economia”, com o secretário Angelo Almeida.
Pronunciamentos reforçam a importância do evento
Na abertura, o presidente da CDL-Feira, Juscelino Brito, celebrou a realização de um dos primeiros grandes eventos no Centro de Convenções, destacando que o espaço era um sonho antigo da cidade e um marco para o crescimento dos negócios locais. “Feira de Santana sempre se destacou pelo seu potencial econômico e pelo espírito empreendedor da sua gente. Esse congresso reflete exatamente isso: inovação, crescimento e visão de futuro”, afirmou Juscelino Brito.
O vice-presidente da CDL, Luís Mercês, enfatizou o impacto positivo do evento e a força do associativismo empresarial na cidade. “Estamos celebrando mais do que um congresso, estamos celebrando uma conquista coletiva: o Centro de Convenções de Feira de Santana”, pontuou.
Já o prefeito José Ronaldo ressaltou a trajetória de luta para a construção do espaço e a força do comércio feirense: “Muitas cidades com mais de um milhão de habitantes não têm a força comercial que Feira de Santana tem. Aqui hoje é apenas o início de uma nova história”.
E o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de eventos como este para preparar os empresários para os desafios do futuro. “Quem tem negócio precisa avaliar os cenários, saber o que está acontecendo e quais são as tendências. E eu estou muito feliz de ver esse Congresso acontecer aqui, no teatro do Centro de Convenções, recém-inaugurado pelo Estado”, afirmou.
Futuro dos negócios em Feira de Santana
O Congresso Cenários e Tendências 2025 consolidou-se como um espaço essencial para discussões estratégicas e fortalecimento do setor produtivo de Feira de Santana e da Bahia. A união entre empresários, entidades comerciais e o poder público demonstrou, segundo a organização, o compromisso em impulsionar a economia local, trazendo inovações e novas oportunidades para o comércio, a indústria e os serviços.
Com plateia lotada do início ao fim, o evento mostrou que Feira de Santana está preparada para os desafios e oportunidades do futuro, com conhecimento, tecnologia e espírito empreendedor. E a próxima edição, conforme o presidente Juscelino Brito, já está garantida
Foto: Fernanda Martins