“ A propaganda é a alma do negócio”, quem nunca ouviu essa máxima por aí? Mas o que é propaganda? E a publicidade: de que forma pode ser entendida?
Em entrevista ao programa Dia a Dia News, Moacir Mansur, engenheiro civil pós-graduado em gestão empresarial, falou sobre o assunto e ressaltou sua paixão pela rádio, destacando-o como um grande veículo para a propaganda e publicidade. Para ele, “ o rádio é muito próximo das pessoas, porque elas podem levá-lo para onde vão, criando um sentimento de pertencimento”.
Mansur foi diretor do Sistema Nordeste de Comunicação, ex-sócio da Ativa Propaganda, atualmente é diretor de atendimento na Cidade Propaganda e Marketing e assessor em marketing político.
A propaganda é a comunicação direta para vender produtos, é o “comercial” que apresenta a oferta ao consumidor; a publicidade são as mensagens e ferramentas utilizadas dentro do projeto de marketing, com foco na construção da marca; e o marketing ” é o conjunto de estratégias e ações para comunicar-se com o público-alvo e formar uma marca”, afirmou Mansur.
Recordando um período em que a propaganda de lojas de eletrodomésticos, no Brasil, seguia um modelo, ou seja, uma imitação de uma grande loja do ramo (a Ricardo Eletro), Moacir ressaltou que para alcançar sucesso, “a propaganda deve ser autêntica e diferenciada, evitando cópias que possam confundir os consumidores”.
Para exemplificar a autenticidade da propaganda, ele recordou um encontro casual com uma jornalista que expressou desejo de remover um sinal no rosto “porque isso lhe deixava diferente das outras mulheres. Eu questionei a motivação dela e disse que aquele sinal era o seu diferencial”.
Conhecer o público-alvo e adaptar produtos ou serviços às suas necessidades e preferências é essencial para a boa propaganda. Assim, “ os profissionais de marketing devem se colocar no lugar do consumidor, entendendo suas necessidades e sentimentos”, destacou Moacir.
De acordo com ele, essa conexão pode ser a diferença para uma campanha bem-sucedida, e citou a utilização de histórias reais por empresas de produtos de beleza, já que “ isso aproxima o consumidor do produto ou serviço anunciado”.
Moacir fez questão de recordar que o rádio foi onde ele começou a sua carreira no universo da propaganda e reconheceu “ a evolução do rádio ao longo dos anos, especialmente com a chegada da mídia digital”. Segundo ele, após um período de declínio, o rádio ressurgiu em popularidade nos últimos anos, especialmente ao se adaptar ao digital, uma vez que a linguagem do rádio se mantém relevante no formato digital, a exemplo dos podcasts, e isso atrai muitas pessoas, inclusive os jovens.
Sobre a publicidade, ele afirmou a existência de vários desafios contemporâneos, como saturação de anúncios, regulamentações e preocupações sobre privacidade.
“ Com o aumento da segmentação baseada em dados, os consumidores muitas vezes se sentem bombardeados por mensagens publicitárias. A chave aqui é encontrar um equilíbrio entre segmentação eficaz e respeito à privacidade do consumidor”.
Para finalizar, Moacir ressaltou a importância de as agências de propaganda serem flexíveis e dispostas a ouvir seu público para criar campanhas que não apenas vendam produtos, mas também construam relacionamentos permanentes com os consumidores; além da importância de a publicidade ser cuidadosa na elaboração das mensagens publicitárias para garantir que a venda e o fortalecimento de uma marca sejam atendidos sem gerar para o consumidor, prejuízos.
Escrita pela estagiária Letícia Linhares com informações de Miro Nascimento Foto: Fernanda Martins