Início » Organizadores ressaltam a importância da 2ª Copa de Marcha: “Feira respira cavalos”

Organizadores ressaltam a importância da 2ª Copa de Marcha: “Feira respira cavalos”

0 comentários

A 2ª Copa de Marcha de Mangalarga Marchador, evento que acontece no Parque de Exposição João Martins da Silva nos dias 21 e 22 de março, reúne competidores de várias regiões e oferece premiações no valor de R$ 30 mil.

Léo Barreto, promotor do evento, conversou com Miro Nascimento, âncora do programa Dia a Dia News. Ele destacou a importância de divulgar a raça de equinos Mangalarga Marchador, que apresenta dois tipos de andamento: a marcha batida e a marcha picada.

“Estamos reunindo o que há de melhor do Mangalarga Marchador nesses dois dias de evento. Acreditamos que Feira de Santana, pela sua localização geográfica, é um excelente local para a realização desse tipo de competição”, afirmou.

A primeira edição do evento aconteceu antes da pandemia, ficando suspensa por dois anos. Agora, em 2025, a Copa retorna com força total.

A realização do evento é fruto da união de seis haras: Haras Louise, Sanandres, Faenza, Boafeira, Picadão e Caraíbas. “Nos unimos para realizar esse grandioso evento. Feira de Santana necessita e merece iniciativas como essa ao longo dos anos, não apenas durante a Expofeira”, ressaltou Léo.

Ele também parabenizou a prefeitura pelo apoio e afirmou que pretende realizar outros eventos da raça na cidade. Ao justificar a escolha de Feira de Santana como sede, explicou: “Feira de Santana está entre as cidades com o maior número de equinos estabulados no Brasil. Aqui, há estrutura para aluguel de baias e acomodação dos animais”.

Barreto enfatizou que eventos como esse tornam a raça Mangalarga Marchador mais popular, assim como acontece com o Quarto de Milha nas vaquejadas. Ele destacou que seu objetivo é aprimorar as provas, tornando-as mais inclusivas e acessíveis ao público em geral.

“Queremos permitir que qualquer pessoa interessada possa se inscrever e participar. Basta arrumar um cavalo ou uma égua e competir nas provas sociais. Isso tende a atrair mais pessoas para nossas exposições e para as futuras Copas de Marcha”, finalizou.

Reginaldo Perna, promotor da copa, falou sobre a economia para criadores da raça:

“Fomentamos muito para que novos criadores passem a investir na criação. Quem deseja ter um cavalo ou uma égua acaba ampliando bastante o negócio do cavalo. Principalmente o Mangalarga Marchador, que é uma raça que reúne características ideais para um cavalo de família”, disse.

O equino Mangalarga Marchador é conhecido por suas características, como a docilidade, beleza e qualidade no andamento.

Reginaldo relatou que a copa é focada nos criadores da Associação Brasileira dos Criadores de Mangalarga Marchador. Porém, é um evento aberto, no qual o público pode participar.

Perna afirmou que a data do evento para o próximo ano já está marcada e que o nome da copa foi escolhido em homenagem à cidade de Feira de Santana.

O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal e do secretário de Agricultura, Silvaney Araújo.

Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações de Miro Nascimento. Foto: Jorge Magalhães

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital