O papa Francisco recebeu alta e fez sua primeira aparição pública neste domingo (23) após 37 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália. Aos 88 anos, o pontífice, acenou e agradeceu aos fieis da varanda da unidade de saúde.
Após agradecer ao público, ele notou uma mulher segurando flores amarelas e comentou com um leve sorriso: “Estou vendo aquela mulher com as flores amarelas, muito bem”, arrancando risadas do público.
O papa permaneceu no local por dois minutos, antes de receber alta. Ele foi internado em 14 de fevereiro, em decorrência de uma dupla pneumonia. O líder católico está curado desta condição, mas seguirá tratamento contra a infecção por vírus.
Ao deixar o hospital de carro, acenou de dentro do veículo enquanto passava pelos jornalistas. Usando uma cânula nasal para receber oxigênio, aparentava cansaço e fragilidade.
Os médicos afirmaram que sua saúde apresentou melhora suficiente para permitir o retorno para casa, embora o papa ainda precise de pelo menos dois meses para uma recuperação completa. Ele precisará de fisioterapia para poder voltar a falar normalmente.
Por Brasil de Fato