O secretário de saúde, Rodrigo Matos, anunciou em entrevista ao Dia a Dia News que os cuidados com a saúde mental em Feira de Santana ganhou o serviço de neuromodulação transcraniana magnética, voltado para transtornos mentais como depressão e ansiedade.
Pioneiro no SUS da Bahia, o serviço “não é um projeto em anúncio, mas sim o início efetivo do atendimento, sendo o acesso feito através da rede de saúde mental, com indicação médica”, afirmou Matos.
O tratamento varia entre 20 a 30 sessões, com duração de 40 a 60 minutos, dependendo do caso específico, e “são descritas como tranquilas, podendo induzir relaxamento profundo nos pacientes”. Rodrigo Matos destacou a escuta de relatos de melhorias significativas após as sessões.
O secretário destacou que“ não é mero discurso: Feira tem mesmo ações efetivas voltadas para saúde mental”, por isso salientou a ampliação dos serviços e o aumento no número de psicólogos para oferecer mais terapias.
A oferta do serviço de neuromodulação transcraniana faz parte do conjunto de ações voltadas para os cuidados com a saúde mental da população feirense, que já dispõe do atendimento integrado no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), onde encontra acompanhamento médico e uso de medicamentos e terapias, visando tratar a pessoa, a família e a sociedade.
Ressaltando a importância da integração dos serviços, Rodrigo Matos destacou que para os transtornos leves, como a depressão e a ansiedade, “o tratamento pode ser feito nas unidades básicas de saúde, já os pacientes com transtornos graves devem receber um atendimento multidisciplinar, incluindo psiquiatras, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos”.
Escrita pela estagiária Letícia Linhares com informações de Miro Nascimento Foto: Divulgação