Reforma na Segurança Pública: Jerônimo promove mudanças nos comandos e deve anunciar nesta segunda; veja nomes

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) irá promover uma reforma nas forças de segurança pública na Bahia. As mudanças incluem saídas nos comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e no Departamento de Polícia Técnica (DPT). Existe a expectativa de que os anúncios sejam realizados na tarde desta segunda-feira (24), em agenda do governador no Centro de Operações de Inteligência (COI).

Segundo fontes da reportagem no governo, o Comandante Geral da PM, o coronel Paulo Coutinho, deverá ser substituído no cargo pelo Coronel Magalhães, atual comandante de Policiamento Metropolitano. Coutinho comandava a corporação desde a época do governador Rui Costa (PT), sendo nomeado em janeiro de 2021.

Outra tendência é a saída da delegada-geral Heloísa Brito à frente da Polícia Civil. Para o seu lugar, deve ser nomeado André Viana, que atualmente é diretor Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste) e já vinha sendo ventilado para assumir a PC. Heloísa atualmente é presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e foi a primeira mulher a assumir o comando da Polícia Civil. Ela estava no cargo desde o final de 2020, sendo nomeada por Jerônimo.

No Corpo de Bombeiros, o comandante-geral da corporação, o coronel Adson Marchesini, também deve ser mais um que se despede da chefia da segurança pública do governo do estado. Para o substituir, o coronel Aloísio Mascarenhas, atual comandante Regional de Bombeiros Militar da Capital e Região Metropolitana de Salvador, deve ser alçado à cadeira.
Marchesini estava à frente dos bombeiros desde janeiro de 2021.

Por fim, finalizando a rodada da reforma da Segurança Pública da Bahia, a atual diretora-geral do DPT, Ana Cecília, também deve ser substituída. Ela comandava os trabalhos da diretoria desde julho de 2023, sendo a primeira mulher a assumir a chefia do DPT em 24 anos. Ainda não se sabe o nome que irá assumir seu lugar.

Fonte: Bahia Notícias Foto: Divulgação / PC / PM / DPT e Carol Garcia / GOV-BA

Related posts

CCJ: relator nega recurso de Glauber contra cassação de mandato

Governo Federal intensifica ações de apoio aos municípios da Bahia frente à seca

MPBA aciona Estado da Bahia e Ipac para que promovam concurso público no Instituto