A 3ª Caminhada de Combate à Violência contra a Mulher, realizada neste domingo (30), reuniu mulheres de todas as idades em frente à DEAM para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre os direitos das mulheres.
Maria Clésia Vasconcelos, delegada titular da DEAM, em entrevista para a reportagem do Dia a Dia News, falou sobre a caminhada.

“Essa é a terceira edição da caminhada pelo fim da violência contra a mulher. No ano passado, conseguimos arrecadar 9 toneladas de alimentos, porque, quando trocamos a camisa por alimento, é justamente para montar cestas básicas.”
Clésia ressaltou a importância da arrecadação de alimentos para ajudar as mulheres que chegam à DEAM e sentem medo de denunciar.
“Essas mulheres chegam com seus filhos, e nós dizemos: ‘Denuncie, rompa o ciclo!’. Mas como essa mulher vai romper o ciclo passando fome com os filhos? Como ela pode sair de casa e vir até aqui? Esses alimentos que arrecadamos nos permitem ajudar essas mulheres e suas famílias, porque, infelizmente, ainda há mulheres morrendo e sendo agredidas.”
A delegada fez um balanço da caminhada do ano passado, destacando que foram entregues 10 mil camisas, enquanto neste ano o número aumentou para cerca de 13 a 15 mil camisas.
“Muitas mulheres nos procuraram fragilizadas, tristes, agredidas, às vezes até quase desnudas, porque tiveram suas roupas rasgadas. Hoje, elas vêm lindas, maquiadas, às ruas, ao som de boa música. É um momento em que essa mulher diz: ‘Ei, siga meu exemplo! Eu denunciei, hoje estou bem, estou viva’”, finalizou.
Esmeralda Alana, advogada e representante da OAB Subseção Feira de Santana, relatou sua felicidade em fazer parte da caminhada.

“Estamos felizes por Feira de Santana ter abraçado essa ideia, que surgiu há três anos, criada por um grupo de pessoas, com a iniciativa pensada, principalmente, pelo nosso querido Fonseca. Fizemos esse movimento crescer em 2023, se expandir ainda mais em 2024 e agora está muito maior em 2025. Esperamos continuar com essa luta, porque ela é nossa enquanto mulheres, enquanto sociedade. Precisamos mudar essa realidade, pois, infelizmente, ainda há um grande número de mulheres sofrendo violência doméstica e familiar.
Flávia Pacheco, advogada que esteve presente na caminhada, falou sobre a violência contra a mulher, que existe em todos os meios e classes sociais:

“É um trabalho de conscientização tão lindo, e a sociedade sabe que isso acontece diariamente, mas, mesmo assim, a violência ainda persiste e impera entre nós. Quando sentamos à mesa, pode ter certeza de que há ali uma mulher vítima de violência, seja ela física, moral, psicológica, sexual ou patrimonial.”
Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, falou sobre as famílias presentes na caminhada:

“A gente vê aqui a união, não só das mulheres, mas das famílias. É um dia em que, com muita alegria, vamos para as ruas mostrar a importância de combatermos sempre a violência. Isso, com certeza, fortalece Feira de Santana. A cada ano, o evento cresce mais, e podemos ver todos os órgãos municipais, estaduais, particulares e públicos envolvidos.”
Delegado Yves Correia, coordenador da Polícia Civil em Feira de Santana, descreveu a caminhada como fundamental, pois reforça o movimento relacionado ao combate a qualquer tipo de violência contra a mulher, seja física, psicológica ou sexual.

“Todo esse movimento ajuda a empoderar mais mulheres, para que elas, de algum modo, sintam-se amparadas por toda a rede de apoio, com essa tutela e esse espaço, possibilitando uma conexão com as autoridades. Então, é uma honra estar aqui em mais uma caminhada.”
O prefeito José Ronaldo afirmou que a violência contra a mulher deve acabar e que todas as pessoas devem participar da caminhada.

“É gratificante e importante para todos nós participarmos e apoiarmos essa causa, para que, sem dúvida nenhuma, possamos por fim a essa história de violência contra a mulher. O homem não pode agredir a mulher sob nenhuma hipótese, de jeito nenhum. É uma grande covardia isso acontecer em nossa sociedade.”
O deputado federal Zé Neto definiu o evento como extraordinário e o maior evento dessa natureza realizado na Bahia.

“Esta é a terceira caminhada de combate à violência contra a mulher e já se consolidou como o maior evento dessa natureza realizado na Bahia.”
Estiveram presentes na caminhada a primeira-dama Ivanette Rios de Carvalho; o secretário municipal da Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto; a delegada Lorena Almeida, titular da 2ª Delegacia; Cristiano Lôbo, secretário de Cultura; e Silvaney Araújo, secretário municipal de Agricultura.

Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações de Fernanda Martins. Foto: Fernanda Martins