Eleição suplementar em Ruy Barbosa acontece neste domingo com esquema especial de segurança

A cidade de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, realizará neste domingo (6) uma eleição suplementar para escolher o novo prefeito e vice-prefeito do município. A disputa será entre dois candidatos: o médico Dr. George (PSD) e a vereadora Eridan de Bonifácio (MDB).

Eridan é esposa do ex-prefeito Bonifácio (MDB), que foi o mais votado na eleição regular, mas teve sua candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu, por unanimidade, a candidatura de Bonifácio em outubro, após ação movida pela oposição. A Corte reconheceu sua inelegibilidade e determinou um novo pleito.

O motivo foi a rejeição das contas de 2016 pelo Legislativo municipal, que apontou irregularidades no uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) durante sua gestão.

Para garantir a segurança e a lisura do processo, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) tem trabalhado em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). Em reunião realizada nesta quarta-feira (2), o presidente do TRE-BA, desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, destacou a importância da parceria entre as instituições e o empenho das forças de segurança para assegurar a ordem durante o pleito.

Além da presença da Polícia Militar e da Polícia Civil, o assessor de Segurança e Inteligência Institucional do TRE-BA, Paulo César Alves da Silveira, alinhou estratégias com o Comando de Policiamento Regional da Chapada Diamantina para o policiamento nas zonas eleitoral e rural. Estão previstas rondas ostensivas, escolta das urnas eletrônicas e segurança nos pontos de transmissão remota dos votos.

As urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição suplementar já passaram pelos procedimentos de carga e lacração. A cerimônia, realizada no Fórum da Comarca de Ruy Barbosa, foi conduzida pela juíza eleitoral Gabriella Carneiro e acompanhada por eleitores. Durante o processo, foram inseridos nas urnas os softwares de funcionamento, além dos dados da eleição, como número, nome e foto dos candidatos.

O período de votação será das 8h às 17h do domingo (6), e a apuração dos votos acontecerá logo em seguida. Os eleitores que não comparecerem às urnas terão até o dia 5 de junho para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. Já os candidatos eleitos deverão apresentar a prestação de contas da campanha até 9 de abril.

Fonte: Jaguar News Foto: Divulgação

Related posts

Governo Federal intensifica ações de apoio aos municípios da Bahia frente à seca

MPBA aciona Estado da Bahia e Ipac para que promovam concurso público no Instituto

Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito José Ronaldo se reúnem para tratar da Micareta de Feira de Santana