O programa Celular Seguro começou a enviar mensagens via WhatsApp e SMS para quem comprou um smartphone roubado ou consta na base de dados do app com alguma restrição.
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), se uma pessoa adquirir um aparelho roubado ou furtado, ela será alertada assim que ativar um novo chip.
“A orientação será sempre de que o celular deve ser devolvido em uma delegacia mais próxima, sendo que quem não realizar a entrega responderá pelo crime de receptação”
O MJSP explica que o rastreio do aparelho roubado só é possível quando o usuário opta pelo “Modo Recuperação” na hora de fazer o bloqueio do smartphone.
Outra novidade disponível nessa atualização busca garantir a segurança na hora da compra de um celular usado, uma vez que o aplicativo apresenta o novo “Cadastro Nacional de Celulares com Restrição”.
Assim, basta procurar a opção “Celulares com Restrição” na tela inicial do aplicativo e digitar o número do IMEI ou usar a câmera para escanear o código de barras que será exibido no aparelho a ser adquirido.
Comentando o assunto, o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, salienta que o Celular Seguro agora é uma ferramenta completa.
“O cidadão tem o direito de saber se o celular que está adquirindo é fruto de roubo. O cadastro é uma garantia. Com ele, o programa Celular Seguro oferece mais segurança ao consumidor na compra de um bem essencial como o telefone móvel”
Todas as novidades já estão disponíveis no aplicativo, sendo que basta fazer o download ou atualização para ter acesso a elas.
Fonte: Tudocelular.com Foto: Divulgação