Alunas de colégio no interior baiano criam shampoo contra caspa à base de babosa e juá

Estudantes de Ipiaú, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, desenvolveram um shampoo à base de babosa e juá para auxiliar no combate à caspa

Estudantes de Ipiaú, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, desenvolveram um shampoo à base de babosa e juá para auxiliar no combate à caspa. A iniciativa teve orientação do professor Atanael de Jesus e reuniu as jovens Maria Clara Quaresma, Sofia Gisele Costa e Vitória Lima de Jesus, alunas do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas.

O trabalho – divulgado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – foi pensado para ajudar uma profissional da escola, que sofria com o problema. A caspa, doença causada por um fungo, é uma condição dermatológica que provoca descamação do couro cabeludo e pode gerar coceira e desconforto.

“Buscamos utilizar o juá por sua capacidade de promover uma limpeza suave nos fios, aliviando a coceira causada pela caspa. Com o uso contínuo, os cabelos ficam limpos, soltos, macios, fortes e saudáveis. Já a Aloe vera foi escolhida por suas notáveis propriedades antifúngicas e antibacterianas, eficazes no combate ao fungo Malassezia, um dos principais responsáveis pela caspa. O shampoo ainda contém outros produtos como linhaça”, explica Clara Quaresma”, disse Maria Clara Quaresma.

O projeto conta com o apoio da Secretaria da Educação (SEC) e com a coorientação da professora Maysa da Silva. 

Fonte: Bahia Notícias Foto divulgação

Related posts

DPU quer alternativas para vulneráveis participarem dos cursos do CNU

INSS: seis milhões de aposentados e pensionistas foram lesados com esquema de descontos indevidos

STF marca julgamento de Zambelli e hacker por invadir sistema do CNJ