Início » Centro de Atendimento Municipal não tem hematologista para atender a pessoas com doença falciforme

Centro de Atendimento Municipal não tem hematologista para atender a pessoas com doença falciforme

0 comentários

Pessoas que possuem a doença falciforme, em Feira de Santana, não estão conseguindo atendimento com médico hematologista, no Centro de Atendimento Multidisciplinar, administrado pela Secretaria Municipal de Saúde. A reclamação é do vereador Silvio Dias (PT), que em pronunciamento na sessão desta terça-feira (22), cobrou providências ao prefeito José Ronaldo. Segundo o parlamentar, a unidade que deveria estar preparada para o atendimento especializado dos pacientes não está oferecendo o serviço deste profissional. “As pessoas precisam do hematologista, mas lá não tem. Dizem que não houve tempo suficiente ainda para contratar”, disse, lembrando que a anemia falciforme é uma doença grave, que pode evoluir para AVC ou cegueira, por exemplo.

De acordo com registros na Associação de Portadores de Doença Falciforme, ressaltou Silvio Dias, há mais de 680 pessoas com a doença em Feira. Um problema que atinge, principalmente pessoas negras, grupo que constitui a maior parcela populacional do Município. “Então, chamamos a atenção do prefeito para que tome providencias no sentido de fazer com que os postos de saúde, especialmente este, tenham atendimento adequado. Espero que o gestor tenha a sensibilidade de contratar logo para que amanhã já tenha o médico atendendo no Centro”, pediu.

Silvio Dias criticou, ainda, a falta de repasse de verbas de emendas destinadas pelos parlamentares a entidades que prestam serviço na área. Apesar de diversos vereadores terem colocados recursos no Orçamento, reclamou ele, nada foi repassado nos últimos quatro anos à associação dos doentes falciformes, por exemplo: “São mais de 600 milhões que esta Casa aprovou para a saúde no Orçamento de 2025. Mas pasmem, continuam com o mesmo discurso que a gestão é nova e não teve condições ainda de contratar médico. Quem na cidade, acredita nisto?. Já passou da hora de Feira cuidar melhor de seus cidadãos. E este grupo de pessoas com doença falciforme, precisa muito deste amparo e cuidado”.

No que se refere a medicamentos para estes pacientes, garantiu Edvaldo Lima (UB) há resposta positiva. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde está com todas as medicações necessárias para quem possui anemia falciforme. “O secretário Rodrigo Matos é muito eficiente naquilo que faz e administra”, disse.

HGCA FAZ PRIMEIRA NEUROCIRURGIA SEM CORTES

Um feito histórico para a saúde pública de Feira de Santana e de toda a Bahia, ocorreu recentemente no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), conforme registrou Silvio Dias hoje (22), na Câmara. É que a unidade estadual realizou a primeira neurocirurgia de base de crânio, sem cortes, e com alta médica em até 48 horas. “Esse avanço só foi possível, graças à competência, dedicação e preparo de uma equipe comprometida com a vida. Minha admiração e respeito à diretora-geral do HGCA, Cristiana França, médicos neurocirurgiões, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais da limpeza e da administração”, elogiou.

Para o vereador, a conquista mostra que, quando há investimento, valorização profissional e gestão responsável, há condições de oferecer saúde pública de qualidade, com tecnologia de ponta, mesmo fora de capitais de Estado. “Feira precisa crescer. E é com iniciativas como essa que damos passos firmes rumo ao futuro que a nossa cidade merece”, afirmou.

Fonte: Ascom Foto. PMFS/ Secretaria de Saúde

Todos os Direitos Reservados. Produzido por  Alcance Marketing Digital