Durante os dias 21, 22 e 23 de abril, acontece o Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day). Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto”, o evento busca unir diferentes gerações para desenvolver soluções inovadoras e promover transformações sociais. Feira de Santana é uma das 64 cidades que recebem o World Creativity Day, com uma programação que inclui palestras e mais de 50 atividades gratuitas, como workshops, painéis, performances artísticas e encontros inspiradores.
A equipe do Dia a Dia News esteve presente no evento e conversou com Simone Rasslan, co-líder da iniciativa.
“Esse evento é para festejar e celebrar o Dia Mundial da Criatividade, que é no dia 21. A gente estende até o dia 23, são três dias de muita badalação na cidade, além de ser um evento que acontece em vários lugares ao mesmo tempo”, relatou Simone.
Ela destacou as atividades realizadas nos espaços escolhidos para sediar as ações durante os três dias de comemoração.
“Tem oficinas, lançamento de livro, artistas pintando os muros do museu, palestras, feira criativa com expositores de artesanato, alimentos e plantas, além de um palco que está abraçando os artistas da nossa cidade. Há também apresentações musicais e espetáculos circenses. Está tudo bem misturado, bem eclético”, explicou.
Sobre o perfil dos participantes, Simone ressaltou a diversidade de áreas envolvidas no evento:
“Tem muitas pessoas dando oficinas que são de outras áreas, mas áreas criativas, como a sua. O jornalismo é uma área criativa. Todos nós trabalhamos com criatividade no fundo. Ficamos muito presos achando que criatividade é só coisa de artista, mas não, a criatividade é do ser humano.”
Quanto à seleção das apresentações artísticas, foi realizada uma chamada para inscrição de artistas interessados. No entanto, quem perdeu o prazo e demonstrou interesse teve a oportunidade de participar do evento.
Victoria Leão, também co-líder do projeto, destacou que a proposta foi espalhar a programação por toda a cidade. Os cinco espaços onde ocorrem as atividades do World Creativity Day foram escolhidos por sua relevância afetiva e cultural.
“São espaços que fazem parte da memória afetiva e do cotidiano das pessoas aqui de Feira. Batemos na porta de muita gente, e esses cinco lugares nos acolheram e permitiram que essas atividades acontecessem”, finalizou.
Entre os espaços na cidade que recebem as atividades, estão:
Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA): oficinas de design thinking, palestras
sobre empreendedorismo criativo, teatro inclusivo, oficinas de canto e exposições
interativas.
Museu de Arte Contemporânea (MAC): debates sobre arte contemporânea, artesanato,
oficinas afrocentradas e sobre patrimônios culturais da cidade, workshop de cinema.
Instituto Federal da Bahia (IFBA): oficinas de tecnologia e inovação, rodas de conversa,
palestras sobre educação criativa e workshops de robótica.
Centro Universitário de Excelência (Unex): atividades focadas em saúde e bem-estar,
empreendedorismo, e criatividade na área da saúde.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC): oficinas de gastronomia
criativa, design de moda e empreendedorismo no setor de serviços.
Escrita pela estagiária Fernanda Martins, com informações de Fernanda Martins. Foto: Fernanda Martins