A Câmara aprovou na sessão de 16 de abril, por unanimidade dos vereadores, dois requerimentos sobre a segurança pública em Feira de Santana. Um deles, de autoria de Pastor Valdemir Santos (PP), pede a criação, no âmbito do Legislativo, de uma Frente Parlamentar de Combate à Violência. O outro, iniciativa do vereador Marcos Lima (UB), sugere a realização de audiência pública, na Casa da Cidadania, com o objetivo de debater a atual situação da criminalidade no Município.
A Frente Parlamentar, defende Valdemir, será um instrumento para ampliar o debate e buscar medidas que possam fazer frente à “crescente incidência de diversos tipos de violência, que exige uma resposta institucional mais efetiva, articulada e contínua, por parte do Poder Legislativo”. O futuro órgão, a ser instituído por ato da presidência da Câmara, deve ser composto por vários vereadores, podendo contar com a colaboração dos órgãos públicos, universidades, entidades religiosas e organizações da sociedade civil.
A realização de uma grande audiência pública, motivo do segundo requerimento, compreende a necessidade de um debate sobre a atual situação da violência na cidade, conforme justifica o vereador Marcos Lima. A sugestão dele é que o evento aconteça no dia 24 de abril, às 10 horas. Os reflexos da violência sobre a população e as possíveis estratégias de enfrentamento, prevenção e redução da criminalidade são pontos que devem ser abordados. O encontro pretende reunir representantes de órgãos da segurança pública, Poder Judiciário, Ministério Público, secretarias municipais, universidades, conselhos comunitários e entidades civis organizadas.
Por ASCOM