Os jornalistas Anchieta Nery, in memoriam, e Valdomiro Silva serão homenageados pela Prefeitura de Feira de Santana durante a Micareta 2025, de 1º a 4 de maio. Ambos emprestarão seus nomes ao Camarote da Imprensa, instalado no Circuito Maneca Ferreira, ao longo da Avenida Presidente Dutra, point oficial de concentração da mídia durante os festejos momescos.
Com estilos peculiares, Anchieta Nery e Valdomiro Silva beberam da mesma fonte ao longo das trajetórias profissionais enquanto jornalistas, com passagens marcantes tanto pelo extinto jornal Feira Hoje quanto pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) de Feira de Santana.
Além de jornalista — a sua grande paixão —, Anchieta Nery foi professor do curso de Licenciatura em Letras da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), poeta e escreveu peças teatrais.
Nasceu em Rodelas, sertão baiano das corredeiras do São Francisco, e chegou a Feira em 1975, como disse no seu emocionante discurso de agradecimento pelo Título de Cidadão Feirense, “numa noite fria de agosto”.
Logo ingressou no extinto Feira Hoje, como revisor, onde chegou ao cargo de editor-chefe. Também trabalhou nos jornais Folha do Norte e Diário da Feira, no mesmo posto.
Reconhecido pela ética e por textos de alta qualidade, estimulou a formação informal e na prática de vários jornalistas, numa época em que a cidade não contava com curso superior específico.
Da redação do FH saíram vários jornalistas que se destacaram no universo da imprensa local e de outras cidades.
No início dos anos 1980, foi aprovado para o cargo de professor de Literatura Brasileira, na UEFS, onde também foi servidor na área de comunicação. Foi um dos fundadores da TV Olhos D’Água, da instituição.
Na Prefeitura de Feira, ocupou os cargos de secretário de Comunicação, de Cultura e foi chefe interino de Gabinete, na gestão de José Raimundo Pereira de Azevedo.
Nos governos de José Ronaldo de Carvalho, retornou à Secom e também ocupou a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, quando comandou a Micareta pela segunda vez – a primeira foi em 1996. Vitimado por um AVC, faleceu em abril de 2015.
Já Valdomiro Silva é jornalista e radialista com mais de 40 anos de atuação em Feira de Santana. É natural de Valente, na região sisaleira da Bahia. Chegou à cidade ainda adolescente, em 1982, para integrar a equipe de juniores do time Fluminense de Feira, mas uma lesão no joelho o afastou dos campos e o conduziu ao caminho do jornalismo. Formou-se pelo curso técnico em Redação do Colégio Estadual de Feira de Santana e posteriormente em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef).
Valdomiro iniciou sua trajetória na Rádio Sociedade como estagiário, passou pelo jornal Feira Hoje, onde chegou ao cargo de editor-chefe, e esteve à frente de grandes veículos como as rádios Subaé, Povo e Sociedade, além de ser um dos fundadores do jornal Tribuna Feirense. Atuou como diretor de jornalismo, chefe de redação, chefe da assessoria de comunicação da Câmara de Vereadores e secretário de Comunicação Social de Feira de Santana. Atualmente faz parte do quadro efetivo da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Feira de Santana.
Fonte:Secom Foto:Jorge Magalhães – Arquivo